20-OUTUBRO-2015
CUBA HOMENAGEIA GIRA-VOLEI
EM ACTIVIDADE ESCOLAR


A Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) organizou em Cuba, em parceria com o Centro Gira-Volei do Agrupamento de Escolas local, o I Encontro Escolar de Gira-Volei da nova época desportiva e integrou esta prova no seu Circuito Regional de Gira-Volei e Voleibol de Ar Livre como etapa bronze.

Esta oportunidade de prática desportiva e competitiva juntou cerca de 250 jovens atletas desde o 1º CEB até ao 3º CEB. Os alunos e atletas do 1º e 2º ano participaram numa actividade demonstrativa e os restantes alunos puderam integrar os diversos quadros competitivos.

Tal como aconteceu na época anterior, a AVAL insiste na organização massiva de Encontros Escolares de Gira-Volei por todo o Alentejo e Algarve, levando a alegria e o entusiasmo a muitos dos gira-atletas espalhados pelos vários centros. Desta feita, o palco foi o polidesportivo descoberto do Agrupamento de Escolas local onde foram montados 20 campos de competição.

Para muitos destes atletas, foi a primeira vez que participam num Torneio de Voleibol e que podem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de Educação Física, uma vez que o projecto encontra-se neste momento numa fase de disseminação por todos os anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas.

"A parceria estabelecida com a AVAL permite-nos realizar este tipo de competições numa lógica de nova oportunidade de participação desportiva", salienta o professor Alexandre Lucas, coordenador do projecto, acrescentando que pretende ver ainda estas competições replicadas por todas as unidades escolares do agrupamento, pois "é importante aproveitar todos os recursos que existem no terreno para multiplicar estas sessões e fidelizar cada vez mais atletas no concelho e, quem sabe, criar outras oportunidades de participação noutro tipo de eventos competitivos ligados à modalidade".

Para Paulo Pinho, Director Técnico Regional que acompanha todas as competições de Voleibol instaladas na região, disseminar o Gira-Volei por todos os concelhos "é parte integrante da nossa estratégia de desenvolvimento da modalidade e uma aposta no desenvolvimento da variante de Ar Livre com o Circuito Regional VOLLEY STAND UP!, que se estenderá esta época desportiva por 15 etapas", mais ainda que na época passada, uma vez que, acredita, "o número de atletas vai crescer fortemente por toda a região".

Mais informações em www.avalentejo.org

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS