15-SETEMBRO-2015
VOLEIBOL PARA TODOS OS GOSTOS


Após a Liga Europeia de femininos ter chegado ao fim com a vitória histórica da Hungria, as atenções do Voleibol do Velho Continente começam a concentrar-se nas provas mais importantes do calendário indoor da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

A entidade que rege o Voleibol a nível europeu reúne-se pela 36.ª vez em Assembleia Geral nos dias 16 e 17 de Outubro, em Sófia, capital da Bulgária, desta vez para fins eleitorais e a tempo de os seus participantes poderem assistir ao jogo que definirá o campeão no Europeu de Seniores Masculinos, que a Itália e a Bulgária organizam de 9 a 18 de Outubro.

Estes eventos serão precedidos da fase final do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, de 26 de Setembro a 4 de Outubro, numa organização conjunta da Bélgica e da Holanda.

Tal como os Campeonatos Nacionais da I Divisão, em masculinos e femininos, com início marcado para 10 de Outubro, as competições europeias de clubes arrancam no próximo mês, com destaque para a Challenge Cup, competição em que estão envolvidas as equipas portuguesas do SL Benfica e da AJ Fonte do Bastardo, respectivamente (tri-)campeão e vice-campeão nacional de seniores masculinos, e do Atlético VC, finalista da Taça de Portugal de seniores femininos.
A nível mundial, estão já a decorrer, e em simultâneo, os Mundiais de Sub-20 femininos (Porto Rico) e Sub-21 masculinos (México), bem como a Taça do Mundo de masculinos (Japão).

Nos próximos meses, os árbitros portugueses estarão em acção em várias competições:

Liga dos Campeões

Masculinos
Avelino Azevedo
– Cucine Luba Civitanova (Itália) x Knack Roeselare (Bélgica), da Poule E, no dia 4 de Novembro.

Vítor Gonçalves – Trentino Diatec (Itália) x Tours VB (França), da Poule C, no dia 2 de Dezembro, e Asse-Lennik (Bélgica) x Dragons Lugano (Suíça), da Poule G, no dia 20 de Janeiro de 2016.

Hélio Ormonde – Paris Volley (França) x Ziraat Bankasi (Turquia), da Poule B, no dia 26 de Janeiro de 2016.

Femininos
Vítor Gonçalves – RC Cannes (França) x Volero Zurich (Suíça), da Poule D, no dia 10 de Novembro.

Hélio Ormonde – Piacenza (Itália) x Le Cannet (França), da Poule F, no dia 26 de Novembro, e Novara (Itália) x PGE Sopot (Polónia), da Poule B, no dia 9 de Dezembro.

Avelino Azevedo – MTV Stuttgart (Alemanha) x Lokomotiv Baku (Azerbaijão), da Poule A, no dia 9 de Dezembro.

Taça CEV

Masculinos
Lídio Ferreira – Arago de Sète (França) x Tilkerit Kokkola (Finlândia), dos 16 avos-de-final, em data a definir.

Pedro Pinto – Topvolley Antwerp (Bélgica) x Foinikas Syros (Grécia), dos 16 avos-de-final, em data a definir.

Ricardo Ferreira – Dynamo Apeldoorn (Holanda) x Ceske Budejovice (República Checa), dos 16 avos-de-final, em data a definir.

Femininos
Ricardo Ferreira – Vencedor do Spartak Subotica (Sérvia) vs TVT Almelo (Holanda) x Vencedor do Stiinta Bakau (Roménia) vs Apollon Limassol (Chipre), dos oitavos-de-final, em data a definir.

Challenge Cup

Masculinos
Nuno Teixeira – VCA Amstetten (Áustria) x Mladost Zagreb (Croácia), da 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, em data a definir.

Lídio Ferreira – Derrotado do SWD Duren (Alemanha) vs Lyon Métropole (França)/Taça CEV x Vencedor do Nyborg Bergen (Noruega) x Loimu Raisio (Finlândia), dos 16 avos-de-final, em data a definir.

Nuno Teixeira – Vencedor do Orin Doetinchem (Holanda) vs Prefaxis Menen x Derrotado do Aich Dob (Áustria) x Hurrikaani Loimaa (Finlândia)/Taça CEV, dos 16 avos-de-final, em data a definir.

Femininos
Pedro Pinto – Beziers VB (França) x Franches-Montagnes (Suíça), da 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, em data a definir.

Raquel Portela – Asterix Kieldrecht (Bélgica) x Sliederecht Sport (Holanda), da 2.ª Ronda da Fase de Qualificação, em data a definir, e Derrotado do Gent Dames (Bélgica) vs VC Sneek (Holanda)/Taça CEV x Zarechie Odintsovo (Rússia), dos 16 avos-de-final, em data a definir.

Avelino Azevedo, que se encontra no Mundial de Sub-21 masculinos, no México, está ainda nomeado para o Europeu de Seniores Masculinos, a realizar de 9 a 18 de Outubro, nas cidades italianas de Turim e Busto Arsizio e búlgaras de Sófia e Varna.

Mais informações: www.fivb.com / www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS
ue