08-SETEMBRO-2015
PORTUGUESES NO CAMINHO CERTO
PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos de Voleibol de Praia viaja depois de amanhã para a cidade israelita de Ashdod, onde vai disputar a Poule D da 4.ª Ronda de Qualificação da Taça Continental (Continental Cup).

O site www.laola1.tv transmite os jogos da 4.ª Ronda da Taça Continental, na qual Portugal vai defrontar a Estónia, a Bélgica e Israel, nos dias 11 e 12 de Setembro.
Apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados.

O Departamento Técnico da FPV convocou Rui Moreira/João Simões e Fabrício Barros/Januário Alvar, respectivamente campeões e vice-campeões nacionais de duplas, para representar o nosso País nesta via adicional de qualificação para os Jogos Olímpicos, considerada já uma das competições de Voleibol de Praia com maior sucesso entre os 220 países filiados na Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a maior federação desportiva do mundo.

A presente edição da Taça Continental é disputada por 194 países, prolonga-se por três anos – de 2014 a 2016 – e funciona como uma fase de qualificação olímpica paralela para o Rio 2016, abrindo novas esperanças de participação no maior espectáculo do mundo a países que de outra forma não teriam grandes hipóteses, já que não possuem duplas do topo do ranking internacional. [Ver competição]

Em 2014, disputaram-se a 1.ª e a 2.ª Rondas, que têm agora sequência em 2015 com a realização da 3.ª (Baden, na Áustria) e da 4.ª Rondas, estando reservadas para 2016 as Meias-finais e a Final, esta última a servir para carimbar o passaporte do vencedor para o Rio de Janeiro.

Os 2.º e o 3.º classificados das finais continentais (realizadas em cada continente) disputarão a Qualificação Olímpica, que apurará o vencedor (de masculinos e de femininos) para os Jogos Olímpicos.

Atletas convocados
Rui Moreira
(AJF Bastardo) / João Simões (AJF Bastardo)
Fabrício Barros (VC Viana) / Januário Alvar (AA Espinho)

Os atletas viajam na quinta-feira (Voo B 3107: Lisboa / Madrid, 6h55 / 9h15), acompanhados por Leonel Salgueiro, Director Técnico Nacional:
"Esta oportunidade [substituição do Azerbaijão] surgiu em boa altura, dado que o Campeonato Nacional terminou há apenas 15 dias e os atletas ainda apresentam ritmo competitivo.
Vamos a Israel com o objectivo de nos apurarmos para as meias-finais da Taça Continental e, assim, entrarmos no projecto olímpico do Rio 2016.
Não esperamos facilidades, pois as duplas europeias de Voleibol de Praia estão cada vez mais fortes, mas acreditamos que temos valor para nos batermos de igual para igual com os nossos adversários, já que esta Selecção Nacional é composta pelos actuais campeões e vice-campeões nacionais, o que só por si é garantia de qualidade
".

João Simões afina pelo mesmo diapasão:
"É muito bom podermos dispor de mais uma oportunidade de disputar um apuramento olímpico. É um grupo um pouco complicado, pois a Estónia vai-se apresentar com duas duplas que fazem o Circuito Mundial (World Tour), o que lhe dá o estatuto de selecção teoricamente mais forte, a Bélgica também tem uma dupla bastante experiente e Israel será representado por atletas que há dois anos disputaram algumas provas em Portugal e que agora deverão estar bem mais fortes e motivados, pois têm disputado algumas competições internacionais e jogam em casa nesta 4.ª Ronda.
Partimos para este desafio com o mesmo intuito de sempre: dar o nosso máximo e ganhar.
Estamos motivados pois, embora tenhamos sido sempre bem representados nas outras fases de
apuramento, desta vez vamos no máximo da nossa força, pois levamos os actuais campeões e
vice-campeões nacionais
".

Na 3.ª Ronda da Continental Cup, as duplas austríacas Hansel/Schwaiger e Schützenhofer/Plesiutschnig, em femininos, e checas Dumek/Kufa e Kubala/Hadrava, em masculinos, venceram as Poules A, disputadas na cidade austríaca de Baden.
Em terceiro lugar ficaram as suecas Grawender/Lundqvist e Nilsson/Yoken e os austríacos Doppler/Horst e Müllner/Seidl. [Ver website]

Em 2012, a Selecção Nacional de masculinos de Voleibol de Praia viu esfumar-se o sonho de estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres ao perder, por 1-3 no total de quatro jogos, com a forte representação russa, primeira cabeça-de-série do torneio, na Meia-Final da Taça Continental, que decorreu na cidade suíça de Zug.

Pedro Rosas e Rui Moreira derrotaram (2-0: 21/18 e 21/17) o par Serguei Prokopiev/Yury Bogatov, enquanto Dmitri Barsouk e Konstantin Semenov superaram (2-0: 21/14 e 21/11) João Simões/José Pedrosa.
Depois, os russos fizeram valer o seu maior favoritismo e... estatura – Semenov tem 2,08 metros de altura –, tendo vencido os dois jogos pela margem máxima: Barsouk e Semenov superiorizaram-se (21/16 e 21/15) a Rosas/Moreira e Prokopiev e Bogatov impuseram-se (21/10 e 21/14) a Simões/Pedrosa.

Informações adicionais: www.cev.lu / www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS