26-AGOSTO-2015
EUROPEU DE SUB-22:
PORTUGUESAS EM DESTAQUE


O primeiro dia de competição do Campeonato da Europa de Sub-22, a decorrer até domingo na Praia da Ribeira, Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, mostrou que os favoritos continuam no seu pedestal, mas que terão de puxar dos galões se quiserem atingir os seus objectivos de subida ao pódio.
A sensação do dia acabou por sair das exibições de uma dupla lusitana: Vanessa Paquete/Margarida Vasques, que se mantém invicta e tem amanhã uma excelente oportunidade de saltar directamente para a 2.ª Ronda da prova, o que, a acontecer, lhe garantiria, desde logo, o 9.º lugar...

Actuais campeãs europeias da categoria, as polacas Jagoda Gruszczynska e Karolina Baran, ambas de 20 anos, tiveram uma estreia na edição deste ano algo atribulada, pois começaram por perder (15-21) o primeiro set frente às russas Svetlana Kholomina (17 anos) e Ekaterina Makroguzova (20). Valeu-lhes alguma presença de espírito e maior experiência para vencerem por 21-15 o segundo parcial e dominarem por completo o «tie-break» (15-8).
Vingaram-se no segundo jogo, que serviu para repor os níveis de confiança: 2-0 (21-11 e 21-9) à bem menos experiente dupla inglesa Cranch/Constable.

Mais airosas saíram do primeiro dia de competição as suas compatriotas Kociolek/Strag, que ultrapassaram, sem qualquer esforço (21-8 e 21-9) as sérvias Katarina Zivkovic e Tijana Basic. E voltaram a extravasar o seu bom momento de forma frente a uma adversária teoricamente mais forte do que a anterior: a dupla checa Valkova/Dostalova (2-0: 21-14 e 21-10).

Invictas mantêm-se apenas as portuguesas Paquete/Vasques, as letãs Lece/Ozolina (poule A), as polacas Gruszczynska/Baran (Poule B), as suíças Betschart/Eiholzer, as turcas Nezir/Cetin (Poule C), as polacas Kociolek/Strag (Poule D), as alemãs Ittlinger/Ottens e as francesas Chamereau/Lusson (Poule E).

Os rapazes entram em acção amanhã. Os noruegueses Christian Sandlie Sorum e Runar Torsvik Sannarnes defendem o título conquistado no ano passado na Turquia frente a duplas como os alemães Niklas Rudolf e Clemens Wickler, vencedores do Europeu de Sub-20 (Itália, 2014), os polacos Michal Bryl e Kacper Kujawiak, vencedores do Mundial de Sub-21 (Chipre, 2014) e 9.ºs classificados na 1.ª edição do Europeu Sub-22 (Turquia, 2014), ou os russos Oleg Stoyanovskiy/Artem Yarzutkin, 5.ºs classificados no Mundial de Sub-19 (Porto, 2014).

Vanessa e Margarida,
as heroínas locais

Na Poule A, Vanessa Paquete (20 anos) e Margarida Vasques (16) entraram com o pé direito na competição, vencendo (2-0: 21-10 e 22-20), no primeiro jogo do dia as norueguesas Live Lunde e Sunniva Helland-Hansen, ambas de 18 anos.
Depois, apoiadas pelo público da casa, desembaraçaram-se das eslovenas Morgan/Stegel (2-0: 21-18 e 21-14), assegurando assim o apuramento para a fase eliminatória seguinte.
Amanhã, o último jogo da fase de grupos será decisivo para definir a liderança da Poule A e a consequente passagem directa à 2.ª Ronda.
Pela frente, as portuguesas vão encontrar as letãs Alise Lece e Marta Czolina, que, como elas, continuam invictas, após os triunfos sobre as representantes da Eslovénia (2-0: 21-18 e 21-13) e da Noruega (2-1: 14-21, 21-19 e 15-13).

"Foi um dia em cheio. Acho que jogámos muito bem. Entrámos logo no primeiro jogo muito concentradas, muito certinhas e focadas naquilo que tínhamos de fazer, tanto no serviço como no side-out e isso foi evidente, sobretudo no primeiro set.
Depois, elas acordaram e nós deixámos correr um bocadinho o jogo, mas continuámos a manter pressão e conseguimos fechar com 2-0.
No segundo jogo, continuámos com a atitude que tínhamos evidenciado no jogo inaugural, o que também é difícil, mas conseguimos colocar sempre sob pressão a equipa adversária e acabámos o dia com um resultado excelente", salientou Margarida Vasques.

"A Letónia também conta por vitórias os dois jogos disputados e estamos conscientes de que será uma dupla complicada. Vamos aproveitar o resto do dia de hoje para descansar e analisar as informações que temos sobre a sua forma de jogar. Amanhã é um novo dia. Sabemos que já passámos para a fase seguinte e agora vamos tentar aproveitar para conseguirmos o primeiro
lugar na Poule A, o que desde logo nos garantiria a passagem à segunda ronda e, na pior das hipóteses, o 9.º lugar", concluiu Vanessa Paquete. Ver vídeo aqui

Vanessa Paquete foi 17.º classificada no Mundial de Sub-19 (Porto, 2013) e 2.ª classificada no torneio de Sub-21 da WEVZA (Azibo, 2014), enquanto Margarida Vasques, apesar de ter apenas 16 anos, apresenta com um currículo internacional que inclui já o 17.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-17, realizado no ano passado no México, e no Europeu de Sub-18 (Noruega, 2014).

Bárbara Freitas e Sara Lourenço, de apenas 18 anos, têm amanhã a última oportunidade de vencer um jogo nesta competição Sub-22: defrontam as romenas Adriana Melniciuc e Adelina Budai (15 anos), a jogadora mais jovem da competição, na jornada final da Poule E.

Na Poule G, Mariana Maia e Margarida Reis têm tarefa ainda mais complicada, pois enfrentam as poderosas holandesas Julia Wouters e Lauri Luijken.

Ver calendários de jogos aqui. Ver jogos em directo aqui

As duplas de masculinos portuguesas, que vão disputar o Quadro Principal do Europeu de Sub-22 são:
Em masculinos, Diogo Maia / Tomás Silva, 8.ºs classificados no Europeu de Sub-20 (Itália, 2014), 9.ºs classificados no 9, realizado no Porto em 2013, e 2.ºs classificados no I Torneio de Sub-21 da WEVZA (2014), em Macedo de Cavaleiros.
Francisco Pombeiro, 9.º classificado nos Mundiais de Sub-19 em 2013, no Porto, volta a fazer dupla com José Jardim, com quem conseguiu já um 2.º lugar no Torneio de Sub-21 da WEVZA (Azibo, 2015) e o 25.º lugar no Mundial de Sub-19 em 2014, para além de terem vencido, nesse ano, o Campeonato Nacional de Sub-20.
Bernardo Silva e Bernardo Leite foram 25.ºs classificados no Mundial de Sub-19, em 2014.

Ver calendários de jogos aqui

Mais informações: www.cev.lu / Website oficial / www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS