16-AGOSTO-2015
MOREIRA/SIMÕES E JULIANA/TÂNIA
CAMPEÕES NACIONAIS DE DUPLAS

Rui Moreira/João Simões e Juliana Antunes Rosas/Tânia Oliveira sagraram-se campeões nacionais, respectivamente em masculinos e femininos, após vencerem, hoje, as finais dos Campeonatos Nacionais de Duplas - Voleibol de Praia, disputadas, pela sexta vez consecutiva, na Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, uma das 7 maravilhas.

Vice-campeões em 2014, Moreira e Simões alcançaram finalmente o ouro ao derrotarem, na Final, Januário Alvar/Fabrício Barros por 2-0 (21-13 e 21-12).
No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, João Magalhães/Tiago Pereira superiorizaram-se (2-1: 21-12, 18-21 e 15-13) a Bruno Sousa/Ricardo Alvar. [Ver Resultados e Fotos]

Moreira/Simões: "No ano passado, perdemos numa Final bem disputada e regressámos a casa um pouco desiludidos. Estamos muito felizes, porque trabalhámos muito para conquistar este título. Creio que actualmente seremos a melhor dupla, pois vencemos as cinco etapas e ganhámos este campeonato sem qualquer derrota e achamos que isso demosntra o nosso valor e o nosso trabalho. Gostaríamos de agradecer ao Prof. Francisco Fidalgo, que desde o primeiro momento acreditou em dois jovens que perto dele e do seu histórico não são nada.
E um agradecimento enorme a todas as pessoas que nos apoiam com palavras de incentivo, quer pessoalmente, quer através do facebook ou mensagens. Este título é a realização de um sonho por ter sido o nosso primeiro como dupla, pela grande amizade que nos une
."

Em femininos, Vanessa Paquete e Joana Resende lutaram até ao último ponto da Final, mas Juliana e Tânia conseguiram confirmar o favoritismo que era apontado a esta dupla, vencedora do Europeu Universitário de Voleibol de Praia, realizado 2013 no Porto, vencendo por 2-1 (21-12, 16-21 e 22-20).
Juliana Antunes Rosas soma agora três títulos nacionais (2008, 2013 e 2015), enquanto Tânia Oliveira se estreou a vencer, após ter rubricado já algumas subidas ao pódio nesta competição.
Brígida Ferreira e Daniela Loureiro protagonizaram mais uma subida ao pódio, após vencerem (2-0: 21-17 e 21-19), Ana Freches/Luana Gomes.

Juliana/Tânia: "Este campeonato esteve mais equilibrado do que os anteriores, houve mudanças de parcerias, mas creio que havia sete, oito duplas muito equilibradas e que poderiam chegar às finais.
A Final é jogo tem características especiais, pois define o título e isso pesa na forma de jogar das equipas. Começámos bem, depois elas adaptaram-se à nossa estratégia e acabou por ser um jogo muito equilibrado, com as duas duplas a lutarem até ao fim, sem ninguém desistir e mostrámos que o Voleibol feminino está a crescer.
Trabalhámos muito para conquistar este título e cremos que seria um pouco injusto se não tivéssemos ganho.
Por nossa vontade, já estaríamos a jogar só Voleibol de Praia e acreditamos que temos qualidade para integrar um circuito internacional, mas para isso precisamos de apoios e patrocinadores
".

No Campeonato Nacional de Gira-Praia, houve repetentes.
Francisco Pombeiro e José Jardim, que conquistaram recentemente a medalha de prata no torneio de Sub-21 da WEVZA, venceram pela terceira vez consecutiva  o Campeonato de Sub-20.
Acompanharam-nos na subida ao pódio as duplas José Neto/Gonçalo Santos (2.º) e Bruno Rodrigues/Bruno Santiago (3.º).

Pombeiro/Jardim: "Este título é a sensação do dever cumprido, porque nós andamos a trabalhar há meses e meses em algo que nos faz despender todo o nosso tempo de Verão e das férias e é um prazer enorme saber que este investimento naquilo que mais gostamos de fazer, que é jogar Voleibol, está a ser recompensado. Jogamos juntos há quatro anos. No primeiro ano fomos vice-campeões, mas não desistimos, fomos à luta e agora conseguimos o tricampeonato.
No Europeu de Sub-22, que é uma competição muito equilibrada vamos com a mesma garra para tentarmos dar tudo em campo e, ao mesmo tempo, desfrutarmos ao máximo e aprendermos com a competiçã
o".

Em femininos, Matilde Saraiva/Catarina Anjos superiorizaram-se a Francisca Montenegro/Francisca/Silva e a Sara Lourenço/Rafaela Costa, que completaram o pódio de Sub-20.

Matilde/Catarina: "Nâo estávamos à espera de conquistar este título, pois ainda temos 17 e 18 anos e, para além disso, durante o ano, não tivemos muito tempo para treinar por causa dos exames, mas é uma sensação óptima e estamos muito contentes. Para o ano estaremos cá outra vez para tentarmos conquistar novamente o título".

Em Sub-18, Afonso Reis e Diogo Oliveira subiram ao degrau mais alto do pódio, logo seguidos de João Jardim/João Almeida e Lídio Guedes/João Alves.
Em femininos, a classificação ficou assim definida: 1.º Margarida Vasques/Rita Guedes, 2.º Ana Baptista/Mariana Costa e Beatriz Pinheiro/Bruna Alves.

Os prémios foram entregues por Manuel Duarte Fernandes Moreno e José Luís Afonso, respectivamente Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Álvaro Lopes, Director da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), e Henrique Gomes, Responsável pelo Departamento de Voleibol de Praia da FPV.

Mais informações: CNVP2015/duplas / Declarações dos vencedores em www.fpvoleibol.pt