12-AGOSTO-2015
SELECÇÃO DE SUB-23
ESTAGIA NA ARGÉLIA

A Selecção Nacional de Sub-23 Masculinos viaja amanhã (14h30, de Lisboa) para a Argélia, onde realizará, até ao dia 20 do mês corrente, um estágio em conjunto com a sua congénere argelina em Setif, nas instalações desportivas da École Nationale des Sports Olympiques.

Na Escola de Elites, como é conhecida localmente desde que foi construída em 2012, os Sub-23 portugueses, orientados por Hugo Silva, Treinador Principal dos Seniores Masculinos, vão disputar quatro jogos, nos dias 15, 16, 18 e 19, sendo que um ou dois destes duelos será efectuado frente à Selecção Argelina de Seniores, 33.º classificada no Ranking Mundial da FIVB e considerada a terceira melhor selecção africana, no seguimento de um convite formulado pela Federação Argelina de Voleibol (Federation Algerienne de Volley Ball).

Após o estágio realizado no Pavilhão de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, o Seleccionador Nacional, destacou a importância deste intercâmbio desportivo:
"Tínhamos tentado realizar um estágio de preparação destes, mal acabasse a Liga Mundial, mas não foi possível. Entretanto, surgiu um convite da Argélia, um bocado fora do tempo porque passou um mês e não podemos contar com alguns jogadores que queríamos ter neste estágio, mas é um estágio importante pois permite-nos observar em competição estes atletas, uns que já trabalharam connosco na Selecção de Seniores, outros que conhecemos apenas das selecções mais jovens e aos quais estamos a transmitir as nossas ideias de jogo.
Será importante para sabermos até que ponto podem ser uma ajuda e até que ponto conseguirão colmatar posições que são problemáticas, nomeadamente as de centrais e opostos, pois procuramos captar um ou outro miúdo que possam enquadrar-se na selecção principal já no próximo ano".

A nível competitivo…
“Embora os resultados sejam secundários, é óbvio que vamos querer ganhar os jogos que vamos disputar.
Para nós, é excelente, não só porque vamos jogar com uma selecção de Sub-23 que apresenta já jogadores que actuam nos seniores, como também vamos defrontar aquela que é considerada a terceira melhor equipa de África, logo a seguir ao Egipto e à Tunísia, e que apresenta jogadores com um grande ritmo competitivo devido às provas que se encontra a disputar no continente africano.
Será uma experiência muito positiva para estes jovens. Já lhes disse para aproveitarem ao máximo estes momentos porque oportunidades para mostrar o seu valor como estas não surgem todos os dias".

O central Filip Cveticanin, capitão dos Sub-23, não tem dúvidas:
“Apesar de surgir em tempo de férias, um estágio destes é muito bom porque nos mantém em actividade, preparando-nos para o início da época.
A alguns atletas serve mesmo de preparação para aquilo que irão encontrar no próximo ano nos treinos da Selecção. Apesar de haver caras novas, estão reunidos aqui alguns atletas que treinaram comigo nas Selecções de Seniores, Juniores e até de Cadetes”.

O distribuidor José Neves, sub-capitão, será o estratega do jogo da turma das quinas:
“É sempre motivador e um orgulho ser chamado a uma selecção e ainda mais aos seniores. Eu estava a jogar nos juniores e esta Selecção de Sub-23 pode servir de trampolim para a Selecção de Seniores, que é um objectivo de todos os jogadores.
Tem sido um estágio duro, mesmo para aqueles que se tentaram manter em forma após o final dos campeonatos, em Maio, mas ao mesmo tempo muito positivo. O grupo de trabalho reagiu bem aos treinos e confesso que até estou surpreendido com a forma como temos treinado”.

Ver reportagem aqui.

Comitiva Portuguesa

Nome

Clube

Filip Cveticanin

Castelo da Maia GC

Gil Pereira

Castelo da Maia GC

José Neves

Castelo da Maia GC

André Rosa

Esmoriz GC

José Pedro Pinto

Esmoriz GC

Miguel Cunha

VC Viana

Bruno Cunha

VC Viana

Diogo Pereira

VC Viana

João Ribeiro

AA S Mamede

Afonso Guerreiro

CV Oeiras

Filipe Sousa

AA Espinho

Lourenço Martins

Leixões SC

Chefe da Delegação: António Sá

Treinador Principal: Hugo Silva

Treinador Adjunto: Carlos Prata

Fisioterapeuta: Ana Rita Fernandes

 
Mais informações: www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS