07-AGOSTO-2015
WEVZA: CAMPEÕES DE REGRESSO
A MACEDO DE CAVALEIROS

Após ter recebido em 2014, com assinalável êxito, o primeiro Torneio de Sub-21 de Voleibol de Praia da WEVZA, a aprazível Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, recebe este fim-de-semana as competições de Sub-19 e Sub-21, que decorrerão, em simultâneo, no estádio e nos campos adjacentes erguidos numa das sete maravilhas de Portugal e que é já uma referência a nível nacional no Voleibol de Praia, como o testemunha o facto de ter agendada para as suas areias mais uma edição das finais dos Campeonatos de Duplas, a realizar de 14 a 16 de Agosto. Ver jogos do campo central em live stream

Com lugar cativo no calendário nacional, Macedo de Cavaleiros aposta agora na conquista do Voleibol de Praia de dimensão internacional.
Primeiro, com a realização dos torneios de Sub-19 e Sub-21 da WEVZA e, de 26 a 30 de Agosto, com a organização, sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV), do Campeonato da Europa de Sub-22, em masculinos e femininos.

Enquanto isso, os próprios atletas parecem ter sido já cativados pela beleza natural da Albufeira do Azibo...

Vencedora em 2014 do Torneio WEVZA de Sub-21 - triunfo, por 2-1, sobre a dupla portuguesa Vanessa Paquete/Daniela Silva -, a simpática dupla espanhola Aida Etxebarria/Nerea Izaguirre não tem dúvidas:
"Estamos muito contentes por voltar a Macedo de Cavaleiros. É um local de gente simpática e que nos traz boas recordações, não só pela vitória que conseguimos no ano passado, mas também porque gostamos de jogar num sítio tão bonito".

E relativamente à defesa do título?
"Estamos à espera enfrentar mais dificuldades, pois este torneio tem mais duplas e equipas de mais países, mas confiamos na nossa dupla e na obtenção de um bom resultado", salientam.

Vice-campeã em 2014, Vanessa Paquete volta a atacar o título, desta vez com Gabriela Coelho, atleta já com experiência internacional a nível dos escalões de Sub-18 e Sub-19.
A outra dupla local, Mariana Maia/Francisca Silva, também não terá a vida facilitada.
Ver duplas participantes aqui

Em masculinos, os favoritos também irão enfrentar novos desafios para confirmarem os seus pergaminhos.
Os holandeses Jasper Bouter e James van der Ham, vencedores em 2014, formam este ano dupla com compatriotas diferentes, o mesmo acontecendo aos espanhóis Javier Huerta e Hugo Rojas, terceiros classificados na primeira edição do Torneio de Sub-21, enquanto os portugueses Tomás Silva e Diogo Maia, vice-campeões, apostam na mesma parceria, à semelhança de Francisco Pombeiro e José Jardim, relativamente à sua participação no Mundial de Sub-19.

Ver o calendário de jogos aqui (após a Reunião Técnica - 21h00)

Em Sub-19, competição que se estreia em Macedo de Cavaleiros, os portugueses Diogo Pereira/Bruno Santiago e João Pedrosa/João Alves terão de medir forças com as duplas alemãs e espanholas, enquanto, nos femininos, as duplas locais Júlia Gaspar/ Margarida Vasques e Bárbara Freitas/Sara Lourenço, enfrentarão duas duplas germânicas, uma holandesa e outra espanhola. Ver equipas aqui

Nota informativa: A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem como Presidente o espanhol Agustín Martín Santos, Presidente da Real Federação Espanhola de Voleibol (RFEVB), e como Vice-Presidentes o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e o holandês Hans Nieukerke, Presidente da Federação Holandesa de Voleibol.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroe, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.fpvoleibol.pt/WEVZA / www.facebook.com/fpvoleibol / www.wevza.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS