14-JULHO-2015
SELECÇÕES NACIONAIS DE SUB-16
E SUB-19 EM ACÇÃO NA WEVZA

As Selecções Nacionais de Sub-16 Femininos e de Sub-19 Masculinos rumaram hoje à localidade espanhola de Valladolid, onde vão disputar, de amanhã e até domingo, no Polideportivo Pisuerga, os torneios WEVZA dedicados às respectivas categorias. [Ver Calendário de Jogos]

Os jogos poderão ser seguidos em directo aqui

Chefiadas por Teodemiro Carvalho, Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), as comitivas portuguesas incluem ainda o fisioterapeuta Diogo Barata e os árbitros Nuno Maia (Sub-16) e Pedro Pinto (Sub-19).

Pela selecção dos rapazes, orientada por António Guerra e Nuno Abrantes, vão disputar o Torneio de Sub-19 da WEVZA os seguintes atletas:
AAS Mamede –
Frederico Santos e Pedro Monteiro
Esmoriz GC –
André Rosa e James Coll
Leixões SC –
André Ferreira, Bernardo Matos e Lourenço Martins
SC Calda
sMiguel Agapito
SL Benfica –
João Alves
VC Viana –
Bruno Cunha, Diogo Pereira e Miguel Cunha

No Polideportivo Pisuerga, com capacidade para a realização de três jogos em simultâneo, os portugueses vão enfrentar alemães, espanhóis e holandeses, na Poule B.
A Poule A é formada pelas selecções de Itália, Bélgica, França e Suíça.
Os dois primeiros classificados de cada poule defrontam-se em meias-finais cruzadas, na qualificação para a final. As restantes selecções defrontam-se também em sistema cruzado, tendo em vista a classificação final do torneio.

O Seleccionador Nacional não tem dúvidas:
"Neste momento, este torneio da WEVZA é decisivo em termos do plano de desenvolvimento dos jogadores, pois temos alguns que precisam de jogar e de competir.
É uma prova sempre muito boa e a qualidade das selecções é excelente.
Após o estágio que realizámos em Viana do Castelo, a nossa equipa está mais equilibrada e consolidada, tem mais soluções e mesmo mais um bocadinho de altura e de alcance.
Será bom podermos observar agora como cada jogador está a responder.
Fizemos algumas trocas em termos de posições e passámos alguns jogadores de opostos para recebedores. No torneio, será possível ver como isso está a funcionar.
Para além disso, vamos dar oportunidade a jogadores que ainda não jogaram a nível internacional.
Por tudo isto, esta competição é fundamental para nós".

Confiante nos seus pupilos, António Guerra coloca a fasquia bem alto:
"Acima de tudo, esperamos sair deste torneio com uma selecção mais reforçada.
Depois, como é lógico, queremos ganhar. Foi o que dissemos logo no primeiro dia de estágio: "queremos ganhar a WEVZA", pois é importante que comecemos a aparecer nos palcos internacionais e a habituar-nos à carga emocional da competição.
Vamos pôr exigência nos jogadores para eles se habituarem a sentir-se confortáveis com isso. Para não acontecer o que aconteceu no ano passado: vencemos o Torneo Navidad, com triunfos sobre a França, a Espanha e a Dinamarca, e depois, na competição seguinte [apuramento para o Europeu de Juniores, na Maia], num jogo em que sentimos a carga emocional da competição e a hipótese de nos apurarmos para o Campeonato da Europa, acabámos por não atingir os objectivos que perseguíamos há muito tempo e que já merecíamos alcançar...
Temos de habituar estes jogadores à carga emocional desses momentos competitivos para que eles se sintam confortáveis e não baixem o seu rendimento".

Italianas, espanholas, belgas,
holandesas e suíças no caminho das Sub-16

Igualmente, e tendo em vista a sua participação no Torneio da  WEVZA, os treinadores Fernando Luís e Rui Moura convocaram para a Selecção Nacional de Sub-16 Femininos as seguintes atletas:

AA São Mamede – Matilde Teixeira e Francisca Neves
Ala Nun’Álvares de Gondomar –
Inês de Sousa
CF «Os Belenenses» –
Beatriz Rodrigues
Colégio do Rosário –
Mafalda Porto
Colégio SC Maria –
Mafalda Gomes
Esmoriz GC –
Beatriz Oliveira
GC Vilacondense –
Joana Igreja
GDC Gueifães –
Ema Duarte
Leixões SC –
Beatriz Basto
Lusofóna VC –
Érica Marques
VC Viana –
Marta Cristo

No Torneio da WEVZA de Sub-16 Femininos, a realizar de 15 a 19 de Julho, em Valladolid, as portuguesas vão defrontar as selecções de Espanha, Itália, Bélgica, Holanda e Suíça, numa poule única disputada no sistema de todos contra todos.

Contacto
Polideportivo Pisuerga

Tel: +34 983 476366

Mais informações: www.facebook.com/fpvoleibol / www.wevza.com

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS