25-JUNHO-2015
FESTIVAL PELA PAZ
COM NÍVEL MUNDIAL


As Selecções Nacionais de Voleibol de Praia que vão participar no Festival da Juventude «Praia pela Paz» («Beach for Peace» Youth Festival) partem amanhã, às 8h25, do Porto rumo a Amesterdão (voo HV 6002).

Portugal participará com as duplas Lídio Guedes (CA Madalena) / João Jardim (SL Benfica), José Pedrosa (AA Espinho) / João Alves (Esmoriz GC), em masculinos, e Inês Castro (CA Madalena) / Margarida Vasques (Leixões SC) e Ana Lopes (CA Madalena) / Beatriz Pinheiro (Esmoriz GC), em femininos.
Os atletas serão acompanhados pelos técnicos João Pedro Vieira e Ana Freches.

Sandra Deveza é a portuguesa que está em Haia para arbitrar jogos do Campeonato do Mundo.
A árbitra filiada na AV Lisboa tem ainda agendadas as participações nas seguintes provas no Circuito Mundial (FIVB World Tour): Swatch Beach Volleyball Major Series, de 5 a 13 de Julho, em Gstaad, Suíça, e Doha Open, de 9 a 15 de Novembro, em Doha, no Catar.

"O Festival da Juventude decorre paralelamente ao Campeonato do Mundo de Voleibol de Praia [na localidade holandesa de Haia], de 26 a 29 de Junho.
Fomos convidados pela WEVZA e vamos aproveitar este torneio não só para desenvolver a parte social e para conhecer toda a envolvência de um Campeonato do Mundo, um evento tão importante na nossa modalidade, mas igualmente para treinar com duplas estrangeiras e preparar as competições mais importantes que aí vêm, como os Europeus", salienta João Pedro Vieira, acrescentando:
"Temos tido muita gente nos Centros de Treino, não só os atletas que estão convocados, dentro das várias idades, mas também, dentro das observações que temos feito à segunda e terça-feira, houve vários atletas que se propuseram ser observados e neste momento temos já um vasto leque de atletas a treinar diariamente connosco.
Na próxima semana, iremos passar os Centros de Treino para Espinho e fixar os vários horários em que vamos trabalhar até ao final do Verão. Esperamos que os atletas, sobretudo os Sub-16, que são treinos abertos, compareçam em massa para nós começarmos a trabalhar também com atletas cada vez mais novos e a integrá-los também nesta dinâmica do Voleibol de Praia".

Este Festival da Juventude é organizado pela Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu, fundada por oito países e conhecida pela sigla WEVZA (do inglês Western European Volleyball Zonal Association), em colaboração com a Federação Holandesa de Voleibol, e tem como objectivo "reunir crianças de todas as partes do mundo e ensiná-las que diferentes nacionalidades e culturas podem conviver em harmonia".

No âmbito da WEVZA, Portugal vai organizar os torneios de Voleibol de Praia das categorias de Sub-19 e Sub-21, em masculinos e femininos, que terão por cenário a Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, nos dias 8 e 9 de Agosto, enquanto a Bélgica acolherá os torneios de Sub-17 em Vilvoorde.
O Circuito Zonal da WEVZA (WEVZA Beach Volleyball Zonal Tour) passou por:
29 a 31 de Maio – Barcelona (Espanha), em masculinos e femininos
5 a 7 de Junho – Roma (Itália), em masculinos
25 a 28 de Junho – Montpellier (França), em masculinos e femininos

NOTA INFORMATIVA: A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem como Presidente o espanhol Agustín Martín Santos, Presidente da Real Federação Espanhola de Voleibol (RFEVB), e como Vice-Presidentes o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e o holandês Hans Nieukerke, Presidente da Federação Holandesa de Voleibol.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroe, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS
ue