12-JUNHO-2015
SELECÇÃO NACIONAL PREPARADA
PARA ENFRENTAR A BÉLGICA

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos defronta amanhã (19h10) e domingo (15h10), no Country Hall de Liège, a sua congénere da Bélgica, naqueles que constituem, porventura, os desafios mais complicados que a equipa orientada por Hugo Silva terá de enfrentar na Poule E da Liga Mundial.

Ocupando a 20.ª posição no Ranking Mundial, vencedora da Liga Europeia em 2013, a Bélgica é formada por um grupo de jogadores que ostentam já títulos internacionais no seu currículo, fruto, sobretudo, do excelente trabalho feito com as selecções mais jovens do país do Benelux.

Os jogos entre a Bélgica e Portugal, arbitrados por Martin Hudik (República Checa) e Kazuyoshi Yamamoto (Japão), serão transmitidos em directo na Sport TV.

Após as saídas de Hugo Gaspar e André Lopes, Hugo Silva faz o ponto da situação:
“Estamos numa altura em que temos de nos preocupar sobretudo connosco. Precisamos de encontrar-nos novamente como equipa. Refizemos mais uma vez um seis-base, perante todas as condicionantes, umas já esperadas, outras motivadas por lesões e algumas pela opção que assumimos de que a Liga Mundial seria para dar oportunidade de entrar na equipa a outros jogadores.
Acima de tudo, estamos a procurar encontrar-nos como equipa, a consolidar processos. E a partir daí, tentar então contrariar todo o poderia da equipa da Bélgica que é, claramente, a melhor equipa do grupo”.

“Os belgas têm um conjunto de jogadores provenientes do trabalho com as selecções jovens. Formam uma equipa que já joga junta há alguns anos, e que é, do meu ponto de vista, uma das cinco melhores da Europa neste momento.
A Bélgica tem um oposto canhoto [Gert Van Walle, 1,97 metros] que é, de facto, muitíssimo bom, e leva quase metade do jogo de ataque. A par dele, um zona 4 [Sam Deroo, 2,02 metros] também de excelente qualidade. São eles que constituem o motor da equipa, com eficácia de ataque muito alta.
Para contrariar essa situação, precisamos de um bloco mais alto, para de alguma forma tocarmos na bola e termos mais hipóteses de ter êxito, tanto no bloco como na defesa baixa.
E depois temos de fazer o nosso jogo, um jogo que passa pela defesa, e depois procurar pontuar um pouco mais no contra-ataque [e sideout], o que não temos conseguido com a eficácia desejada”, conclui o Seleccionador Nacional.

Amanhã e domingo, a recepção e a defesa da Selecção Nacional vão ser postas à prova como nunca até agora, perante uma equipa que se assume como uma das mais fortes do Grupo 2 (Poules C, D e E) e quer mesmo atingir a Final 6 da 26.ª edição da Liga Mundial.

O libero João Fidalgo mostra-se consciente do desafio que será colocado à recepção e à defesa da equipa das quinas.

“A este nível, as equipas apostam muito no serviço e algumas com muita eficácia. Tem sido assim até agora e temos tentado encontrar soluções para contrariar esse aspecto. As coisas não nos têm saído como queremos e sabemos, mas creio que estamos preparados para dar uma resposta melhor.
Estivemos a estudá-los e sabemos o poderio dos adversários que vamos enfrentar. O ataque da Bélgica é efectivamente forte, tem um jogo rápido, evoluído”, reconhece, mas acrescenta:
“Estamos todos ansiosos por obter a nossa primeira vitória e pode ser que isso aconteça aqui na Bélgica. Sabemos que esta deverá ser a jornada dupla mais complicada da nossa campanha na Liga Mundial, pois a Bélgica está na liderança, joga com muita confiança, mas terá de contar com a nossa resposta”. [Ver fotos]

Comitiva Portuguesa

Nome

Posição

DN

Clube

Ivo Casas Libero 21.09.92 SL Benfica
Marcel Gil Central 08.05.90 Beauvais (FRA)
João Oliveira Zona 4 31.07.95 SL Benfica
Miguel Rodrigues Distribuidor 02.03.93 Piacenza (ITA)
José Roberto Vieira Oposto 06.06.83 Chênois (SUI)
João José Central 07.06.78 AJ Fonte do Bastardo
Tiago Violas Distribuidor 27.03.89 AJF Bastardo
Marco Ferreira Oposto 04.10.87 SC Espinho
Valdir Sequeira Oposto / Z4 22.11.81 SC Espinho
João Fidalgo Libero 02.11.86 AJF Bastardo
Alexandre Ferreira Zona 4 13.11.91 Ziraat Bankasi (TUR)
Fabrício Silva Central 24.10.81 SL Benfica
Chefe da Delegação: António Sá
Treinador Principal: Hugo Silva
Treinador Adjunto: Carlos Prata
Médico: Carlos Magalhães
Scouter: Ricardo Rocha
Fisioterapeuta: Diogo Barata

Contactos

Hotel
Axis Vermar

Rua da Imprensa Regional, Póvoa de Varzim
Tel: 252 298 900
Fax: 252 298 901

Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim
Tel: 252 681 909
Fax: 252 683 536

Hotel
Ramada Plaza Liège

Tel: +32 (0) 4 228 81 11

Country Hall de Liège
Tel: +32 433 897 50 - 51

Mais informações: www.facebook.com/fpvoleibol / www.fivb.com / www.fpvoleibol.pt/WL2015

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS