Federação Portuguesa de Voleibol - Notícias

11-JUNHO-2015
DIA DOS MINIS É A FESTA
DA FAMÍLIA DO VOLEIBOL


No dia 10 de Junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, mas também se celebra o Dia do Mini-Voleibol, um mega evento organizado pela Associação de Voleibol do Porto (AVP) e que este ano teve novamente como palco o relvado do Estádio do Bessa, na cidade do Porto.

“O Dia do Mini-Voleibol nasceu em 1981 e desde essa data que tentamos respeitar o 10 de Junho para este efeito”, conta Joaquim Vilela, Presidente da AV Porto, acrescentando, “este é o início da formação no desporto, embora lamente que esta aposta no Mini-Voleibol seja praticamente exclusiva à AVP. Há, de facto, a necessidade de incrementar este escalão por todo o País. Este ano temos a visita de alguns clubes de outras associações que, felizmente, apostam na formação e como tal quiseram participar. Este é um fim de época que nos alegra bastante”, conclui.

No relvado, estiveram mais de 1500 minis, espalhados por 93 campos, de acordo com a organização, na voz do Prof. Luís Miguel Cardoso, Técnico da AVP.
“Temos aqui cerca de 36 clubes, sendo que a maioria está filiada na AVP, apesar de termos alguns clubes convidados que pertencem a outras associações, como é o caso do Vitória Sport Clube, do Lusófona Voleibol Clube, que este ano faz a sua estreia no Dia do Mini-Voleibol, e do Vólei Clube de Viana. Para operacionalizar um evento desta envergadura, contamos com uma equipa já muito experiente e que nos tem ajudado ao longo dos anos, de modo a garantir que este é de facto um grande dia para a Família do Voleibol”.

Durante todo o dia os jovens atletas puderam fazer aquilo que mais gostam, que é jogar Voleibol. A felicidade espelhada nas suas faces não escondia o contentamento de puderem conviver e competir saudavelmente conforme nos contaram alguns dos protagonistas.

Guga, 12 anos (Clube Atlântico da Madalena): “Este dia é muito importante pois é uma oportunidade para jogarmos de uma forma diferente e também uma oportunidade para conviver com outras equipas e desenvolver a nossa capacidade de cooperação. Aliás, o convívio é o mais importante neste dia, apesar de querermos todos ficar bem classificados”.

Carolina, Carlota e Leonor, 11 e 12 anos (Colégio do Rosário) afinam pelo mesmo diapasão:
“Este é um dia no qual podemos estar todos juntos e aproveitá-lo da melhor maneira enquanto praticamos o desporto que nos faz sentir bem”.

Rita, 11 anos (CD Fiães): “Não interessa perder ou ganhar, eu estou aqui para participar, estou a gostar muito desta festa”.

Também os treinadores se mostraram orgulhosos por ver um verdadeiro mar de gente a praticar o desporto.

Mário França (Colégio do Calvão): “Já fazemos parte da AVP há 14 anos, pois estávamos no centro do País e não tínhamos competição, por isso, pedimos para nos filiar. Hoje é um dia de festa e a competição fica um pouco de lado; viemos cá para nos divertir, ver amigos e conviver, acho que isso é o mais importante”.

Pedro Castro (CA Madalena): É um dia muito importante, é o culminar de uma época, o juntar de todos os atletas de Mini-Voleibol da zona norte e mais alguns, é o encontrar colegas treinadores, tudo isto é um convívio óptimo e salutar, que enriquece e faz com que a modalidade evolua”.

Daniela Gomes (VC Viana): “É um dia importante para os jovens, há a parte competitiva mas essa é a que acaba por ficar um pouco de lado, pois trata-se de um grande convívio. Há muitos miúdos que nem dormem na noite anterior, tal é a ansiedade de vir para esta festa”.

Carlos Simão (Boavista FC): “Isto é extraordinário, um verdadeiro hino ao Voleibol. Ver aqui tanta gente, tantos clubes, tantos miúdos dos 7 aos 13 anos, é verdadeiramente fantástico. O futuro começa aqui. Basta olhar para eles (atletas) para ver que este é um dia deles. Hoje vão certamente fazer novas amizades e continuar a jogar até bem tarde. Os atletas não falaram de outra coisa nos dias que antecederam este evento. Isto é a prova que a formação do Voleibol está bem viva”.

Este foi, sem dúvida, um dia divertido em que o Voleibol e os jovens criaram uma simbiose perfeita.

Para consultar as classificações finais www.avporto.pt

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS