27-MAIO-2015
SELECÇÃO NACIONAL
FOCADA NA VITÓRIA


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos recebe a Eslovénia pelas 15h00 do próximo domingo (dia 31), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no segundo jogo do playoff da 3.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2015.

No primeiro jogo, disputado na localidade eslovena de Maribor, a selecção de Leste venceu por 3-0 (31-29, 25-20 e 25-17), pelo que, para garantir a presença no Europeu (Outubro, em Itália/Bulgária), Portugal terá de vencer por 3-0 ou 3-1 e, ainda, ganhar o Golden Set (set de desempate).

Assim, o intuito dos portugueses é só um: vencer o jogo e, seguidamente, o Golden Set.

O Seleccionador Nacional, Hugo Silva, é o porta-voz dessa vontade de rectificar o resultado e a exibição do jogo disputado na cidade eslovena de Maribor:
"Chegar onde chegámos é bom, mas temos que ser mais ambiciosos e fazer mais para merecer estar na elite do Voleibol europeu e mundial e assim disputar as principais competições.
Esta (má) qualidade típica dos portugueses de sermos «bons rapazes» nos desafios que enfrentamos, nas batalhas e guerras desportivas que travamos, faz-nos chegar aos momentos decisivos e falhar. Não é por acaso que ainda recentemente no Voleibol (Benfica) e Andebol (ABC) as equipas portuguesas perderam as finais das respectivas finais internacionais.
É verdade que fazemos muito com tão pouco, mas quando se trata de vencer uma grande competição ou estar entre os melhores temos que mostrar que podemos ser «maus rapazes» e irmos à luta com todas as nossas armas e sem desculpas de nada.
Cada um dos nossos atletas, treinadores ou qualquer outro elemento, tem de se sentir pressionado e cobrado a toda a hora e sair da zona de conforto para, assim, no momento da decisão do set e/ou jogo conseguir dar a melhor resposta.
Considero que não merecemos ganhar a primeira batalha e não dignificámos o País dando a melhor resposta que podíamos e devíamos dar na luta por uma final tão importante para cada um de nós e para o Voleibol português.
Contudo, acredito que só aprendemos passando por momentos destes e não tenho dúvidas que cada um dos meus atletas vai dar muito mais e que a cobrança que lhes é incutida diariamente vai dar os seus frutos.
Confio no valor de todos eles e que se o Centro de Desportos de Matosinhos encher, com o público a apoiar-nos como nunca, vamos fazer história e colocar o Voleibol na competição europeia mais difícil de sempre, tal é a qualidade actual do Voleibol no Velho Continente".

Para além da agressividade e eficácia dos seus serviços e da estatura dos seus jogadores, os eslovenos pareceram estar ao alcance dos portugueses. Que argumentos é que Portugal poderá apresentar para vencer a eliminatória?

"O principal argumento, para além dos que já mencionei, é sermos mais rigorosos com tudo o que fazemos. Sabemos que a Eslovênia não tem grandes receptores e que o serviço vai ter que ser fundamental para assim facilitar a nossa defesa. Depois disto, temos que ter um maior rendimento na nossa transição [defesa/ataque] que se apresentou muito má. Melhorando isto e parando a principal arma deles, que é o serviço, tudo pode acontecer, pelo que acreditamos que esse Golden Set pode sair dourado para nós", conclui Hugo Silva.

Refira-se ainda que, durante a realização deste jogo decisivo na qualificação para o Campeonato da Europa, a FPV promove uma iniciativa denominada «Uma entrada = 1 Kg Alimento», que pretende apelar ao espírito de solidariedade da Família do Voleibol e consistirá na recolha de alimentos não perecíveis (cereais, massas, farinhas, leite, conservas, etc.) no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

No dia do jogo, serão colocados junto às entradas do pavilhão contentores para recolha dos alimentos, que serão depois doados à Liga Nacional Criança / Esperança RENASCER, uma instituição particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos sediada em Matosinhos.

A FPV foi pioneira neste tipo de iniciativas envolvendo selecções nacionais em competições de alto nível ao promover a campanha «Um alimento em vez de um bilhete», que se revelou um enorme sucesso junto dos espectadores do 1.º Torneio da Poule A da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos de 2013, realizado no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, em Setembro de 2012.

Mais informações: www.facebook.com/fpvoleibol / www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS