03-MAIO-2015
AUSTRÍACAS E CHECOS
VENCEM NA CONTINENTAL CUP

As duplas austríacas Hansel/Schwaiger e Schützenhofer/Plesiutschnig, em femininos, e checas Dumek/Kufa e Kubala/Hadrava, em masculinos, venceram as Poules A da 3.ª Ronda da Taça Continental, em Voleibol de Praia, disputadas na cidade austríaca de Baden.

Em terceiro lugar ficaram as suecas Grawender/Lundqvist e Nilsson/Yoken e os austríacos Doppler/Horst e Müllner/Seidl. [Ver website]

As Selecções Nacionais (na foto), constituídas por Rui Moreira, Nélson Lemos, Fabrício Barros e Januário Alvar (masculinos) e Juliana Antunes Rosas/Tânia Oliveira e Ana Freches/Marta Hurst (femininos), posicionaram-se no quarto lugar. [Ver Resultados da Continental Cup]

A Taça Continental, considerada já uma das competições de Voleibol de Praia com maior sucesso entre os 220 países filiados na Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a maior federação desportiva do mundo.

A presente edição da Taça Continental é disputada por 194 países, prolonga-se por três anos – de 2014 a 2016 – e funciona como uma fase de qualificação olímpica paralela para o Rio 2016, abrindo novas esperanças de participação no maior espectáculo do mundo a países que de outra forma não teriam grandes hipóteses, já que não possuem duplas do topo do ranking internacional. [Ver competição]

No ano em curso disputam-se as 3.ª e 4.ª Rondas, estando reservadas para 2016 as Meias-finais e a Final, esta última a servir para carimbar o passaporte do vencedor para o Rio de Janeiro.

O 2.º e o 3.º classificados das finais continentais (realizadas em cada continente) disputarão a Qualificação Olímpica, que apurará o vencedor (de masculinos e de femininos) para os Jogos Olímpicos.

Atletas convocados

Femininos

Tânia Oliveira (Atlético VC)
Juliana Antunes Rosas (Leixões SC)
Marta Hurst (Porto Vólei)
Ana Freches (GDC Gueifães)

Masculinos

Rui Moreira (SC Espinho)
Nélson Lemos (Famalicense VC)
Fabrício Barros (VC Viana)
Januário Alvar (AA Espinho)

Os atletas estão acompanhados por Carlos Prata, Chefe de Delegação, e Ricardo Rocha, Treinador das Selecções Nacionais.

Em 2012, a Selecção Nacional de masculinos de Voleibol de Praia viu esfumar-se o sonho de estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres ao perder, por 1-3 no total de quatro jogos, com a forte representação russa, primeira cabeça-de-série do torneio, na Meia-Final da Taça Continental, que decorreu na cidade suíça de Zug.

Pedro Rosas e Rui Moreira derrotaram (2-0: 21/18 e 21/17) o par Serguei Prokopiev/Yury Bogatov, enquanto Dmitri Barsouk e Konstantin Semenov superaram (2-0: 21/14 e 21/11) João Simões/José Pedrosa.
Depois, os russos fizeram valer o seu maior favoritismo e... estatura – Semenov tem 2,08 metros de altura –, tendo vencido os dois jogos pela margem máxima: Barsouk e Semenov superiorizaram-se (21/16 e 21/15) a Rosas/Moreira e Prokopiev e Bogatov impuseram-se (21/10 e 21/14) a Simões/Pedrosa.

Informações adicionais: www.cev.lu / www.beachvolleyball-baden.at

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS