21-ABRIL-2015
VOLEIBOL SENTADO NA CONVENÇÃO
MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO


 

O Voleibol Sentado, o mais recente projecto da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) no âmbito da promoção, divulgação e desenvolvimento do Voleibol, vai estar presente na Convenção Multidisciplinar de Educação – Perspectivas sobre a Educação Especial, a organizar, de 30 de Abril a 2 de Maio, no Multiusos de Gondomar, pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Gondomar.

Segundo os organizadores, com este evento “pretende-se estimular o debate e a troca de ideias, com o intuito da melhoria das respostas à população com deficiência”.
Para tal, contam “com a colaboração e participação de reputados especialistas e investigadores nacionais e estrangeiros, escolas, instituições, empresas e artistas com intervenção sob a égide do grande tema da inclusão”.

A FPV tem agendadas duas intervenções na Convenção Multidisciplinar de Educação:

No dia 30 de Abril (10h00 - 12h30 e 14h00 - 16h30) apresentação e experimentação da actividade Voleibol Sentado para os alunos do 2.º e do 3.º ciclo.

No dia 2 de Maio (14h00 - 16h00), inserido no painel dedicado às Boas Práticas, com apresentações de FPV, Universidade Fernando Pessoa; Agrupamento de Escolas Santa Bárbara; Agrupamento de Escolas S. Pedro da Cova; Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda; Clube de Desporto Adaptado; Clube de Natação Adaptada; Places 4all; Games and Fun.

O tema da inclusão social tem sido sempre – através do Voleibol, do Gira-Volei e, agora, do Voleibol Sentado – uma das bandeiras da FPV.

Assim, e no âmbito da “luta contra a exclusão social, através de iniciativas a desenvolver paralelamente com outros projectos federativos, potenciando o acesso de pessoas com deficiências ou incapacidade”, é objectivo da FPV, com a difusão do Voleibol Sentado, “integrar social e desportivamente pessoas com deficiência ou com incapacidade”, proporcionando “condições adequadas ao desenvolvimento da modalidade em Portugal junto das autarquias, associações, clubes e escolas” e intervindo “no processo formativo dos técnicos, árbitros e agentes desportivos, capacitando-os para a realidade do Voleibol Sentado, através de acções de formação e sensibilização”.

A Convenção Multidisciplinar de Educação – Perspectivas sobre a Educação Especial pretende ser um espaço de diálogo dos vários domínios do saber que concorrem para uma intervenção educativa.
A abordagem multidisciplinar e as diversas temáticas do evento criarão espaços de partilha de boas práticas.
Ao longo de três dias existirão momentos de exibição de projectos, conferências, workshops, exposição de posters, exposição de trabalhos e uma mostra multidisciplinar e interactiva, com a participação de várias instituições, desde as escolas às empresas.
Os vários espaços estarão acessíveis ao publico em geral, havendo outros destinados aos profissionais com interesse na área da intervenção educativa no âmbito da educação especial e/ou pessoas com deficiência.

Informações adicionais: CM Gondomar  

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS