17-ABRIL-2015
WEVZA REÚNE-SE EM FRANKFURT


A Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu, fundada por oito países e conhecida pela sigla WEVZA (do inglês Western European Volleyball Zonal Association) tem, hoje e amanhã, na cidade alemã de Frankfurt, uma agenda bem preenchida.

Na II Assembleia Geral do organismo liderado pelo Presidente da WEVZA, o espanhol Agustín Martín Santos, são vários os assuntos que estarão em agenda, destacando-se: o Festival da Juventude, em Voleibol de Praia, a decorrer em Haia (Holanda), de 26 a 30 de Junho; o I Seminário de Treinadores da WEVZA, de 5 a 7 de Junho, em Valladolid (Espanha); e a preparação da próxima época desportiva, com a apresentação e análise das provas de Indoor e de Voleibol de Praia previstas para o ano em curso.

No Voleibol de Praia, Portugal vai organizar os torneios das categorias de Sub-19 e Sub-21, em masculinos e femininos, que terão por cenário a Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, nos dias 8 e 9 de Agosto, enquanto a Bélgica acolherá os torneios de Sub-17 em Vilvoorde.
O Circuito Zonal da WEVZA (WEVZA Beach Volleyball Zonal Tour) passará por:
29 a 31 de Maio – Barcelona (Espanha), em masculinos e femininos
5 a 7 de Junho – Roma (Itália), em masculinos
25 a 28 de Junho – Montpellier (França), em masculinos e femininos

Na vertente de pavilhão, os campeonatos WEVZA de Sub-16 femininos e de Sub-19 masculinos realizar-se-ão nos dias 15 a 19 de Julho na cidade espanhola de Valladolid, cabendo à França (Mulhouse) a organização do torneio de Sub-18 femininos, de 14 a 18 de Julho, e à Itália (Reggio Calabria) o de Sub-17 masculinos, de 21 a 25 de Julho.

Portugal estará representado nesta II Assembleia Geral da WEVZA por Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), Vice-Presidente e Tesoureiro da WEVZA, e por Teodemiro de Carvalho, Secretário-Geral da FPV e membro da Comissão Técnica da WEVZA.

Apesar de ainda só estar a cumprir o segundo ano de existência, a WEVZA organizou já várias competições em 2014, por ordem cronológica: I Torneio WEVZA, Sub-19, em Haia, na Holanda (Voleibol de Praia), I Torneio WEVZA, Sub-17 (Femininos), Schaffhausen, na Suíça (Voleibol), I Torneio WEVZA, Sub-18 (Masculinos), em Valladolid, Espanha (Voleibol), I Torneio WEVZA, Zonal Tour (Masculinos), em Capaci, Itália (Voleibol de Praia), e I Torneio WEVZA, Sub-21, em Macedo de Cavaleiros (Voleibol de Praia).

O sucesso destes eventos, cujos relatórios foram apresentados na reunião da Comissão Técnica que antecedeu o encontro do Comité Executivo, foi enaltecido tanto pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) como pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV), e impulsionou a criação de novas categorias e, consequentemente, de novas competições em Voleibol (Sub-16 e Sub-17) e em Voleibol de Praia (Sub-17).

NOTA INFORMATIVA: A WEVZA, que foi constituída no dia 26 de Setembro de 2013, integra oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e tem como Presidente o espanhol Agustín Martín Santos, Presidente da Real Federação Espanhola de Voleibol (RFEVB), e como Vice-Presidentes o português Vicente Araújo, Presidente da FPV, e o holandês Hans Nieukerke, Presidente da Federação Holandesa de Voleibol.

O objectivo primordial desta associação zonal é fortalecer e fomentar a organização de actividades desportivas, tanto de Voleibol como de Voleibol de Praia, com especial ênfase nas categorias de formação.

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) conta com seis associações zonais: a WEVZA (Europa Ocidental), a BVA (Balcãs), a EEVZA (Europa de Leste), a MEVZA (Europa Central), a NEVZA (Europa do Norte) e ainda a SCD (Divisão dos Pequenos Países), da qual fazem parte Andorra, Chipre, Ilhas Faroe, Gibraltar, Gronelândia, Islândia, Irlanda, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Irlanda do Norte, San Marino, Escócia e País de Gales.

Mais informações: www.wevza.com / www.fpvoleibol.pt/WEVZAwww.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS