04-ABRIL-2015
PORTO VÓLEI ERGUE
1.ª TAÇA DE PORTUGAL


O Porto Vólei 2014, equipa formada maioritariamente pelas jogadoras que fizeram a dobradinha na época passada ao serviço do Colégio do Rosário, ergueu hoje a Taça de Portugal ao vencer, por 3-0 (25-23, 25-13 e 25-18), o Atlético VC na final da Taça de Portugal - seniores femininos, disputada no Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis, em Lordelo (Paredes), numa organização da Federação Portuguesa de Voleibol e da Associação de Voleibol do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Paredes. [Fotos: Pedro Fonseca]

Bom começo do Porto Vólei 2014, a acumular uma pequena vantagem (2-0, 4-2). A reacção das famalicenses foi recompensada com a igualdade (4-4), mas a formação orientada por Manuel Almeida voltou a chamar a si a liderança no marcador (6-5) com um bloco duplo (Bárbara Gomes/Viviane Oliveira).
Vanessa Rodrigues, com dois serviços directos, tornou mais robusta a vantagem (14-9). Marta Hurst fez o mesmo, mas no ataque, possibilitando uma vantagem de 7 pontos à chegada ao segundo tempo técnico (16-9).
Com a experiente Catarina Mineiro a servir, o Atlético VC aproximou-se (16-12), diferença que foi perdurando ao longo do tempo (19-15).
Um serviço directo de Carina Moura aproximou ainda mais as famalicenses (20-17) e Manuel Almeida reuniu com as suas jogadoras para definir novas estratégias para o jogo do Porto Vólei.
Contudo, as mudanças operadas não surtiram efeito e o AVC foi encurtando ainda mais a distância que separava as duas equipas no marcador até a anular completamente (22-22).
Contudo, isso não bastou, pois, mostrando-se mais frias e calculistas nos momentos decisivos, as experientes jogadoras do Porto Vólei acabaram por selar o primeiro set a seu favor, com o ponto final a ser obtido no ataque por Vanessa Paquete: 25-23.

O AVC entrou determinado no segundo set, conseguindo uma vantagem de três pontos através de um bloco de Carina Moura (3-0), mas a reacção do Porto Vólei foi eficaz (5-5).
Um serviço directo de Bárbara Gomes deu à equipa azul uma vantagem de dois pontos na primeira paragem obrigatória (8-6).
Dois pontos consecutivos concretizados por Marta Hurst (ataque e bloco), seguidos de mais um serviço directo de Bárbara Gomes e um ataque de... Vanessa Rodrigues fizeram disparar o Porto Vólei (12-6).
Catarina Mineiro, com um amorti, estancou a hemorragia pontual (13-7), mas Marta Hurst, com um bloco, deu ainda mais ânimo às hostes portuenses (16-7).
Um serviço directo de Vanessa Rodrigues manteve a distância (19-10) e deu a última machadada nas pretensões das famalicenses relativamente a qualquer hipótese de recuperação. Resultado: 25-13.

No terceiro set, um serviço directo de Viviane Oliveira catapultou o Porto Vólei (6-3), após um começo equilibrado.
Com uma vantagem razoável por altura do primeiro tempo técnico (8-4), o Porto Vólei viu o seu adversário igualar, após um serviço directo de Catarina Mineiro (9-9).
A situação de equilíbrio manteve-se até meio do set (13-12), mas o Porto Vólei, mais forte nas jogadas junto à rede e com Viviane Oliveira a causar problemas na recepção do AVC com o seu serviço, subiu a parada (18-12).
Depois, Vanessa Rodrigues abriu o livro e Marta Hurst, Vanessa Paquete e Beatriz Santos trataram de transformar os ataques em pontos (22-16) até ao resultado final de 25-17, com a chancela de Gabriela Coelho.

Vanessa Paquete, com 14 pontos, foi a melhor pontuadora do jogo, enquanto Tânia Oliveira, com 11 pontos, foi a mais concretizadora das jogadoras do AVC.

No final, Vanessa Rodrigues (Porto Vólei) salientou:
"O clube é novo, mas o nosso plantel já está junto há duas épocas e é formado por atletas experientes, pese embora a juventude de algumas jogadoras,  que venceram o Campeonato Nacional e a Taça na época passada.
Viemos para esta Final Four com a consciência de que teríamos de dar o nosso melhor. Sabíamos que este jogo iria ser difícil, com um adversário que respeitamos muito, mas a nossa vontade de vencer pesou decisivamente.
É óbvio que este triunfo nos dá ainda mais confiança para encarar o próximo jogo do Campeonato [com o Leixões SC], principalmente porque será disputado perante o nosso público, que sempre nos apoiou e veio aqui fazer a festa connosco".

Tânia Oliveira (Atlético VC), reconheceu:
"Sabíamos que uma final é sempre uma final e tentámos surpreender, pois queríamos mostrar o nosso valor; sabíamos que o nosso adversário iria estar um pouco pressionado psicologicamente. Fizemos o possível para aproveitar esses aspectos, usámos os nossos argumentos, que não são tão fortes quanto os delas, e fizemos o melhor que podíamos, se calhar, mais em termos de atitude do que em termos técnicos ou tácticos. Foi por isso que o primeiro set foi equilibrado. Mas perdemos e acabámos por ceder um pouco psicologicamente e o Porto Vólei, com os fortes argumentos de que dispõe, acabou por vencer, com certa facilidade, o segundo e o terceiro sets.
Tivemos duas ausências de peso, duas titulares que, se pudessem ter dado a sua prestação, ajudariam a discutir de outra forma a vitória nesta final".

As incidências da Final Four podem ser acompanhadas igualmente no Facebook da FPV e no Twitter

Vencedores da Taça
Leixões SC e Castelo da Maia GC (8), Boavista FC (7), CD Ribeirense e CA Trofa (4), AC Portugal (3), SL Benfica e Sporting CP (2), Porto Vólei 2014, Colégio do Rosário, CS Madeira, CDUP e CR Estrelas da Avenida (1). [Ver Historial]

Mais informações: Taça de Portugal - femininos / www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS