23-MARÇO-2015
SELECÇÕES SUBS ESTAGIAM
EM MIRANDA DO DOURO


 

As Selecções Nacionais de Sub-16 femininos e Sub-17 masculinos de Voleibol Indoor iniciam hoje, em Miranda do Douro, um estágio de preparação com vista à participação nos torneios da Associação Zonal de Voleibol do Oeste Europeu, mais conhecida pela sigla WEVZA (do inglês Western European Volleyball Zonal Association).

A comitiva portuguesa partiu, hoje de manhã, para uma longa mas muito interessante viagem de autocarro até à cidade de Miranda do Douro, situada numa região que é considerada um paraíso natural e cultural. [Ver Programa]

E neste que é, para muitos, o primeiro estágio com a Selecção Nacional, os atletas contaram, para além do acompanhamento dos respectivos progenitores, com um padrinho muito especial: Jaime Duarte, antigo atleta e Seleccionador Nacional (década de 70).

Jaime Duarte, que integra uma família de atletas, muitos deles intimamente ligados ao Voleibol, acompanhou a partida do neto.
"Ver estes miúdos a partir para um estágio faz-me recuar no tempo. Sinto-me feliz e também, confesso, algo comovido.
No meu tempo também se faziam actividades destas, embora não com esta relevância. E os jovens são bem mais altos agora. Há já alguns com uma estatura física competitiva, o que não se passava no meu tempo de jogador e de seleccionador".

Pai de Filipa Duarte, jogadora de nível internacional, e avó de Santiago Duarte (zona 4 do Leixões SC), o Eng. Jaime Duarte, nome que perdurou no convívio com a Família do Voleibol, tem acompanhado a evolução da modalidade.
"O Voleibol desenvolveu-se muito, como outras modalidades, mas nós na altura conseguíamos ser valorizados, pois a equipa nacional conseguiu ganhar à França, a Itália, a Cuba, à Holanda, vitórias que agora são mais difíceis de acontecer devido ao desenvolvimento enorme da modalidade em alguns desses países.
Estes jovens, se trabalharem bem nas selecções, também poderão vir a fazer resultados interessantes, desde que estejam todos imbuídos dos mesmos objectivos e ambições.
Estes estágios fora da zona onde vivem são muito estimulantes para os rapazes e raparigas nestas idades".

Durante este estágio, organizado pela FPV com a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Douro, a comitiva portuguesa ficará alojada no Centro de Acolhimento Juvenil/Barrocal do Douro.
Contactos – Tel: 273 431 132 / 273 430 025 e Fax: 273 431 075.

A equipa técnica de masculinos é formada por Hugo Silva (Treinador Principal) e Eduardo Jamal (Treinador Adjunto).
Ver os atletas da Selecção Nacional de Sub-17 masculinos aqui

Em femininos, a equipa técnica é composta por Fernando Luís (Treinador Principal) e Rui Moura (Treinador Adjunto).
Ver as atletas da Selecção Nacional de Sub-16 femininos aqui

Diogo Barata é o fisioterapeuta que acompanha as duas selecções.

Em 2015, e na vertente de pavilhão, os campeonatos WEVZA de Sub-16 femininos e de Sub-19 masculinos realizam-se no mês de Julho na cidade espanhola de Valladolid (15 a 19 de Julho), cabendo à França organizar o torneio de Sub-18 femininos e à Itália o de Sub-17 masculinos (20 a 25 de Julho).

Informações adicionais: www.wevza.com / www.facebook.com/fpvoleibol / Portugal Volleyball Team  

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS