12-MARÇO-2015
CF BELENENSES X PORTO VÓLEI:
FIM-DE-SEMANA PODE SER DECISIVO


 

Estão em andamento os playoffs do Campeonato Nacional da I Divisão. O primeiro jogo das séries desta 2.ª fase decorreu no passado fim-de-semana com as vitórias do Atlético VC e CD Ribeirense (I Divisão) e do Leixões SC e Porto Vólei 2014 (Divisão de Elite). [Resultados Elite e I Divisão]

O segundo jogo entre o 2.º classificado, Porto Vólei 2014 e o 3.º classificado, Clube de Futebol «Os Belenenses»/Blue terá lugar dia 14 de Março (sábado) no Restelo, pelas 17 horas e contará com a transmissão em directo e em sinal aberto no canal de informação desportiva A Bola TV (posição 12 do MEO).

A equipa de Lisboa protagonizou uma primeira fase bastante equilibrada, terminando no 3.º lugar da classificação com 15 vitórias, 7 derrotas e 44 pontos somados, registo que lhe valeu o apuramento para a I Divisão de Elite e a justa homenagem por parte dos sócios do clube durante uma partida da equipa de futebol profissional. No primeiro jogo desta série, a equipa da Cruz de Cristo saiu derrotada, pela margem máxima, da Cidade Invicta, onde defrontou o Porto Vólei.

Em declarações ao Facebook da FPV, a capitã do Belenenses, Rita Fernandes, mostra-se orgulhosa da equipa que representa:
“A conquista do 3.º lugar na 1.ª fase do Campeonato Nacional da I Divisão foi o cumprimento de um objectivo estabelecido pela nossa equipa no início da época. Esse feito já ninguém nos tira. Agora, como costumamos dizer, o céu é o limite”.

Sobre o desafio que se apresenta, a experiente jogadora lança o alerta:
“Partimos em desvantagem. As três derrotas já sofridas, esta época, contra o Porto Vólei demonstram, claramente, a sua superioridade no presente campeonato. Não podemos esquecer que as mesmas atletas que, este ano, vestem a camisola do novo clube se sagraram campeãs nacionais na época transacta. O jogo do último domingo foi muito difícil. Não conseguimos quebrar a consistência do Porto Volei e impor as nossas principais armas. Foram mais fortes em vários aspectos do jogo e nós demonstrámos algum nervosismo e ansiedade, deixando o adversário comandar o ritmo de jogo”.

E de que modo o Belenenses poderá contrariar o favoritismo das portuenses?
“Conhecemos bem a equipa do Porto Vólei, os seus pontos fortes e a sua experiência. Como em qualquer outra equipa, também existem pontos fracos e temos de tentar explorá-los ao máximo. O forte jogo de rede é uma arma muito importante contra qualquer adversário, pelo que temos de tentar dificultá-lo ao máximo. O nosso jogo tem evoluído muito. Usaremos a garra, a determinação e a imensa vontade de fazer história para sairmos por cima.
Adicionalmente, contamos com o factor casa, que será um ponto importante a nosso favor pois teremos um grande apoio dos nossos sócios e simpatizantes. O ambiente prevê-se fantástico, com o apoio das atletas da formação”, referiu a capitã, lançando o mote:
“Aproveito para convidar todos os que estejam em Lisboa neste sábado para se deslocarem ao Pavilhão Acácio Rosa e assistirem a este grande jogo. Prometemos não defraudar as expectativas”.

Do lado do Porto Vólei, a libero Joana Resende espera uma equipa motivada:
“Este fim-de-semana, vamos realizar mais dois jogos, um no recinto do adversário e outro em nossa casa, e sabemos das dificuldades que vamos encontrar em Belém, pois o Belenenses é uma equipa muito guerreira e que cresce com o apoio do seu público.
A vitória, em casa, no passado fim-de-semana foi importante, dado que entrámos com o pé direito nesta meia-final. Da nossa parte, podem esperar um Porto Vólei determinado, focado e com muita vontade de evoluir e atingir os objectivos a que se propôs”, referiu a atleta internacional.

Joana Resende faz parte de um lote de jogadoras que no ano passado conquistaram o título de campeãs nacionais da I Divisão e a Taça de Portugal ao serviço do Rosário Vólei, mas nem por isso sente pressão adicional:
“A pressão que colocamos em nós próprias é no sentido de evoluirmos individual e colectivamente, é para isso que trabalhamos dia a dia de forma tão focada e séria. O resto vem em consequência disso.
Se continuarmos a trabalhar desta forma, os resultados aparecerão. Neste momento, encontramo-nos inseridas nas duas competições [Campeonato Nacional e Taça de Portugal] e mantemos a ambição de as conquistarmos.”

“Gostaria ainda de deixar uma palavra de apreço ao canal televisivo A Bola TV e à Federação Portuguesa de Voleibol pela iniciativa demonstrada esta época, pois o Voleibol feminino necessita de maior visibilidade e penso que esta parceria é já um grande passo para que isso aconteça”, concluiu.

GDC Gueifães vs Leixões SC e CF «Os Belenenses»/Blue vs Porto Vólei 2014 são os confrontos deste sábado a contar para as meias-finais da Divisão de Elite, a mais prestigiada do Campeonato Nacional da I Divisão, que poderão ter o seu desfecho nas partidas de domingo com a ordem dos jogos invertida.
Nota ainda para o início da Série dos Últimos, onde se lutará pela permanência.

Campeonato Nacional da I Divisão Seniores Femininos
I Divisão Elite - Jogos
Apuramento de Campeão Nacional da I Divisão - Jogos
Série dos Últimos - Jogos

Informações adicionais: www.fpvoleibol.pt / www.facebook.com/fpvoleibol 

 
 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS