29-JANEIRO-2015
DELÍCIAS TURCAS NA CARREIRA DE ALEX


 

Alexandre Ferreira, zona 4 da Selecção Nacional de Seniores masculinos, representa desde o início desta época as cores dos turcos do Ziraat Bankasi, que ocupam actualmente o 5.º lugar na classificação da principal competição da Turquia.

Iniciando-se na prática da modalidade através do Gira-Volei, Alex representou os Iniciados da Escola Básica Evaristo Nogueira, os Juvenis e os Seniores do Sena Clube e os Seniores do CDRJ Anreade (nome de inscrição da Selecção Nacional de Cadetes), clube pelo qual se sagrou campeão nacional da III Divisão. Seguiram-se os Seniores do Esmoriz GC e do SC Espinho (campeão nacional da I Divisão).

Nas três últimas épocas, representou três clubes estrangeiros: os italianos BCC-NEP Castellana Grotte e Diatec Trentino e, agora, o turco Ziraat Bankasi, percurso que, se olharmos para a sua juventude (24 anos), testemunha bem as suas qualidades técnicas como jogador.

“A minha adaptação a este novo país foi fácil, devido à hospitalidade do Ziraat Bankasi e das pessoas que estão inseridas no mesmo. Tenho a sorte de pertencer a um clube de grande organização e profissionalismo.
As minhas maiores dificuldades são, principalmente, a comunicação e a cultura turca.
Em relação ao país, é um país que me agrada, pois tem muito para visitar, muito boa comida e as pessoas são acolhedoras.
A nível profissional, é um bom campeonato, com um bom nível, que tem vindo a crescer, devido aos grandes nomes que se encontram aqui a jogar.
Como sabem, o número de estrangeiros é reduzido, daí as grandes equipas apostarem em jogadores bastante experientes, o que torna o campeonato muito competitivo.
No entanto, também se sente uma grande falta de profissionalismo, o que faz com que nós, estrangeiros, tenhamos de desempenhar um papel fundamental, incutindo profissionalismo na nossa equipa, levando-a a atingir um patamar mais elevado”, reconhece.

Na Liga Turca, o z4 lusitano, que apresenta a média de 13,5 pontos por jogo, aparece mesmo como o melhor jogador a desempenhar essa posição, mais um dos sinais da forma como está a vingar na modalidade.

“O facto de liderar a lista dos zonas 4 do campeonato é muito gratificante para mim, pois é sinal de que estou a fazer um bom trabalho. No entanto, o que mais me importa são os resultados que obtenho como equipa, porque esses sim, dão-nos alegrias e motivos de orgulho”, salienta Alexandre Ferreira.

Informações adicionais: www.cev.lu / www.facebook.com/fpvoleibol / Ziraat Bankasi

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS