07-JANEIRO-2015
EUROPEU 2015: PORTUGUESAS
APOSTADAS EM DAR O MÁXIMO
 


A Selecção Nacional de Cadetes Femininos, orientada por Gilda Harris, parte amanhã de manhã rumo a Púchov, na Eslováquia, localidade que acolherá, de 9 a 11 do mês em curso, a Poule E de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-18.

Paula Semedo, Treinadora Adjunta, traçou um quadro do que espera as jovens lusitanas em Púchov:
“Estamos conscientes do valor das equipas que vamos defrontar e por isso o nosso objectivo terá de ser o nosso melhor em cada ponto e melhorar de jogo para jogo. O que significa que temos de entrar em campo muito concentradas e tentar jogar sempre no nosso limite.
Não nos podemos dar ao luxo de jogar mais ou menos; tem de haver um entendimento perfeito entre as jogadoras e a equipa técnica.
Nos últimos treinos, temos insistido imenso na recepção, que é a nossa principal lacuna, e no bloco, para podermos surpreender. Ao mesmo tempo, precisamos de ter um serviço agressivo para dificultar o jogo do nosso adversário, senão, depois, na rede somos sempre mais fracas”.

O jogo com a Eslováquia, uma das favoritas ao apuramento e, ainda, a equipa da casa, marcará a estreia da equipa portuguesa:
“O Torneio de Navidad que disputamos recentemente em Espanha serviu, sobretudo, para retirar um pouco da pressão da estreia internacional. Para muitas das miúdas, essa foi a primeira vez que representaram a selecção, pelo que sentiram muita ansiedade e muito o peso de jogarem sob a bandeira do seu país. Estes torneios servem para elas perderem essa ansiedade, soltarem-se mais e libertarem-se dos seus receios, pois só assim conseguirão concentrar-se totalmente no jogo... Elas treinam muito bem, mas, depois, não conseguem pôr em prática, de forma perfeita, nos jogos o que trabalharam durante os estágios. É isso que vão tentar contrariar nesta poule.
Vamos para dar o nosso máximo, dignificar a camisola e tudo o que vier por acréscimo, melhor. São meninas muito aplicadas, que se entregam totalmente aos treinos, treinam sempre com a mesma intensidade, por isso há que lhes dar o devido valor.
Que abdicam desta idade maravilhosa da juventude para treinar diariamente. Agora, temos também de incutir um espírito de garra, de lutadoras".

Julia Kavalenka, de ascendência russa, é a capitã de equipa e a jogadora mais alta (1,91 metros) da Selecção Nacional.
“Temos evoluído muito neste estágio e acho que merecíamos bons resultados na Poule de Qualificação, o que passaria pelo segundo lugar... Vontade para atingir esse objectivo não falta, pois temos uma atitude muito boa dentro de campo, um grande espírito de entreajuda e uma enorme vontade de dignificar o País".

No STC Aréna de Púchov, Portugal começará por defrontar a Eslováquia, seguindo-se a Itália e a Noruega, respectivamente nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2015. [Ver Poule E]
A Poule E contará com uma equipa de arbitragem formada por M. Horvath (Hungria), S. Hulka (Ucrânia), K. Luts (Bélgica), AF Suciu (Roménia), M. Till (Alemanha) e C. Zuidberg (Luxemburgo).

A comitiva portuguesa viajará amanhã para a Eslováquia:
Porto / Lisboa – 05h55 / 06h50 (Voo TP 1921) e Lisboa / Viena (Áustria) – 07h35 / 12h05.

Lista de Convocadas

 Nome

Ano nasc.

Clube

Ana Buande Matos 1998 AA S. Mamede
Andreia Francisca Cruz 1999 Esmoriz GC
Anna Kobrock 1999 Colégio Calvão
Bárbara Pauseiro 1999 Colégio Calvão
Catarina Oliveira 1998 Porto Vólei 2014
Filipa Sá 1998 Esmoriz GC
Helena Monteiro 1998 Boavista FC
Inês Pereira 1998 AA S. Mamede
Julia Kavalenka 1999 GDC Gueifães
Maria Carolina Ferreira 1998 AA S. Mamede
Mariana Gonçalves 1998 Ala NA Gondomar

Victória Ribeiro

1999

Lusófona VC

Treinadora Gilda Harris Chefe Delegação Teodemiro Carvalho

Fisiot.

Rita Fernandes

Tr. Adjunta

Paula Semedo

Mais informações: www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS