06-JANEIRO-2015
MUNDIAL 2015: JUNIORES
PORTUGUESES VÃO À LUTA
 

A Selecção Nacional de Juniores Masculinos viaja na quinta-feira (8 de Janeiro) para a localidade belga de Vilvoorde, onde vai disputar, de 9 a 11 do mês corrente, a Poule D de Apuramento para o Campeonato do Mundo de Sub-21.

O Seleccionador Nacional de Seniores Masculinos, Hugo Silva, que será coadjuvado por Carlos Prata na orientação dos juniores na fase de qualificação para o Mundial, chamou 12 atletas para a «Operação Bélgica».

No decorrer do estágio de preparação, a Selecção Nacional disputou jogos-treino com equipas de seniores masculinos da I Divisão: SC Espinho, CA Madalena e GC Vilacondense.

Hugo Silva mostrou-se satisfeito com a forma como decorreram os trabalhos:
“É um balanço muito positivo. Trata-se de um grupo que trabalha bem, com atletas que estão a desenvolver este tipo de trabalho nas selecções mais jovens há já quatro anos. É muito importante dedicarmo-nos totalmente ao trabalho no dia a dia e, nesse aspecto, o grupo percebeu a mensagem, pois portou-se muito bem e até me surpreendeu pela positiva. Agora, temos consciência de que é um grupo com limitações...
A minha vinda para esta selecção visava essencialmente um eventual transfer de um ou outro jogador para a selecção sénior – não podemos esquecer que estamos ainda num processo de renovação da nossa selecção principal – e, de alguma forma, dar a oportunidade a dois ou três jogadores desta selecção júnior de fazerem parte dos próximos trabalhos da selecção sénior já no Verão.
Esse foi o grande objectivo e penso que podemos ficar optimistas em relação a isso porque há aqui dois ou três jogadores que podem certamente ajudar a nossa selecção principal”.

Em Vilvoorde, Portugal defrontará a Ucrânia na jornada inaugural da Poule D. Seguem-se a Bélgica e a Eslováquia, respectivamente nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2015. [Ver Poule D]

“Em relação à competição, obviamente, não podemos traçar objectivos muito ambiciosos. Temos de ser realistas e perceber que as outras selecções estão, de facto, melhor preparadas do que nós e têm outro potencial.
O jogo com a Ucrânia é o mais importante, por ser o primeiro. Vamos prepará-lo bem e depois ver jogo a jogo, com a Bélgica e a Eslováquia.
Do meu ponto de vista, o potencial desta equipa era maior em cadetes do que neste momento em juniores, pois com o avançar da idade as limitações de alguns jogadores tornam-se mais evidentes, mas vamos à luta e vamos disputar todos os jogos sempre com o pensamento na vitória, embora cientes de que todos os que estão aqui são importantes e a ausência* de qualquer um vai ser muito complicada para nós”.
*João Oliveira (SL Benfica) lesionou-se e não seguirá com a equipa para a Bélgica

Os jogos da Poule D, que serão disputados no Eurovolleycenter, contarão com uma equipa de arbitragem formada por Antonio Correa Benitez (Espanha), Alan Gormally (Irlanda), Philippe Marenc (França) e Jan-Gunnar Belsby (Noruega).

Apura-se para a 2.ª Ronda apenas o 1.º classificado de cada Poule, pelo que, teoricamente, a Bélgica, 5.ª classificada no Ranking Europeu (CEV) e 19.ª classificada no Ranking Mundial (FIVB), será o adversário a (a)bater.

A comitiva portuguesa percorrerá o seguinte itinerário:
Dia 8
Voo TP 1929 – Porto / Lisboa (11h10 / 12h05)
Voo TP 624 – Lisboa / Bruxelas (14h50 / 18h35)
Dia 12
Voo TP 603 – Bruxelas / Porto (14h05 / 15h40)

Contactos

Pavilhão
Eurovolleycenter: +32 2 257 16 16

Alojamento
Hotel Eurovolleycenter: +32 2 257 16 16
Hotel Campanille Vilvoorde: +32 2 253 97 67

Lista de Convocados

Nome 

Posição

Ano nasc.

Clube

Bernardo Martins

Zona 4

1995

Castelo da Maia GC

Gil Pereira

Libero

1995

Castelo da Maia GC

Dinis Leão Alves

Oposto

1996

AA São Mamede

Filip Cveticanin

Central

1996

Castelo da Maia GC

Filipe Sousa

Central

1995

AA Espinho

Bernardo Leite

Zona 4

1996

Leixões SC

Francisco Pombeiro

Distribuidor

1996

SC Caldas

João Ribeiro

Zona 4

1995

AA São Mamede

Jorge Graça

Libero

1995

GC Vilacondense

José Neves

Distribuidor

1996

Castelo da Maia GC

Luís Pinto

Oposto/Central

1996

Castelo da Maia GC

Artur Resende

Zona 4

1996

CA Madalena

Chefe de Delegação: António Sá
Treinador Hugo Silva   Tr. Adjunto Carlos Prata

Scouter

Ricardo Rocha

 

Fisio.

Ana Pacheco

1.ª Ronda - Masculinos
Poule A (Dinamarca)
– Itália, República Checa e Dinamarca
Poule B (Eslovénia) – Turquia, Estónia e Eslovénia
Poule C (Áustria) – Sérvia, Roménia e Áustria
Poule D (Bélgica) – Eslováquia, PORTUGAL, Ucrânia e Bélgica
Poule E (Hungria) – França, Grécia, Letónia e Hungria
Poule F (Holanda) – Bulgária, Alemanha, Croácia e Holanda

Mais informações: www.cev.lu / www.fivb.org / www.facebook.com/fpvoleibol

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS