05-JUNHO-2014
LIGA MUNDIAL: PORTUGAL COM
CONFIANÇA E CAUTELA NA BAGAGEM


A Selecção Nacional de Seniores Masculinos partiu esta tarde, com algum atraso, do Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro, no Porto, com destino a Amesterdão, na Holanda, para um duplo confronto com a selecção do país das tulipas, ambos marcados para o Topsportcentrum, localizado na cidade de Almere que dista cerca de 30km da capital holandesa.

Os jogos terão início às 14 horas de sábado e domingo, e poderão ser acompanhados em directo na Sport TV.

À partida para a Holanda, o Seleccionador Nacional traçou o perfil do adversário:
"Creio que os pontos mais fortes da selecção holandesa residem em Jeroen Rauwerdink e Dick Kooy (ambos zona 4), que são jogadores bastante experientes e tecnicamente evoluídos, como se pôde observar nos jogos contra a Coreia do Sul, em que foram parte fulcral da manobra ofensiva da equipa. Daremos uma atenção especial a estes dois pilares (2,00m e 2,02m respectivamente) na construção do nosso jogo e tentaremos contrariar a sua mecânica de jogo. O distribuidor, Nimir Abdel-Aziz, também ele, dono de uma estatura superior a 2 metros, é um excelente jogador, que já conhecemos bem de encontros anteriores e a facilidade com que distribui o jogo para os seus companheiros pode-nos criar problemas.
Tentaremos, no entanto, tirar proveito de alguma inexperiência dos dois centrais e do oposto, que não figuraram nas convocatórias anteriores, explorando ao máximo essas supostas debilidades do nosso adversário para alcançar um resultado positivo,” rematou Hugo Silva.

“Continuo a insistir na ideia que esta equipa está em renovação e não podemos criar grande pressão nos jogadores mais jovens, mas sim, dar-lhes a liberdade para explanar o seu jogo. No entanto a ambição de vencer está fortemente incutida no seio do grupo e é com essa ideia que partimos para esta jornada. Se me perguntam qual seria um resultado positivo, eu respondo que seria a vitória independentemente dos números envolvidos, pois traria uma motivação extra para o crescimento e formação deste grupo de trabalho”, concluiu.

Manuel Silva, um dos jogadores mais experientes da Selecção Nacional revela-se confiante:
“O grupo está com a confiança elevada na conquista de um bom resultado. Nós conhecemos bem o adversário e o seu valor, treinamos bem esta semana e assim esperamos fazer um bom jogo e conquistar a vitória”, referiu o zona 4 luso, para quem a selecção holandesa não é desconhecida.
“Habitualmente, a Holanda apresenta equipas fortes e coesas no seu jogo e, apesar da renovação que está em marcha em algumas posições, a equipa não deixará de ser favorita, pois também terá o importante apoio do público. Estamos à espera de um jogo bastante renhido, à semelhança dos últimos confrontos, mas que se for pautado pelo nosso ritmo poderá tornar o rumo que pretendemos. No entanto, teremos de estar sempre atentos ao valor do nosso adversário e para isso teremos também as nossas “armas” preparadas para dar uma resposta eficaz”.

A equipa de arbitragem será formada pelo alemão Ralph Barnstorf e pelo suíço Stephan Grieder.

Em relação à convocatória para os jogos com a República Checa, no fim-de-semana passado, Hugo Silva chamou os mesmos 12 jogadores.

Contacto em Almere
NH Hotel Jan Tabak (tel: 0031 35 6959911)

Comitiva para a Holanda

Nome

DN

Posição

Clube*

Ivo Rodrigues 25.05.87 Central Castelo da Maia GC
Ivo Casas 21.09.92 Libero Castelo da Maia GC
Marcel Gil 08.05.90 Central SL Benfica
João Oliveira 31.07.95 Zona 4 SL Benfica
Miguel Rodrigues 02.03.93 Distribuidor SL Benfica
Marco Ferreira 04.10.87 Oposto SC Espinho
João José (C) 07.06.78 Central AJ Fonte do Bastardo
Tiago Violas 27.03.89 Distribuidor Vitória SC
Valdir Sequeira 22.11.81 Oposto Posojilnica Aich/Dob (AUT)
José Vieira 06.06.83 Oposto CS Marítimo
Manuel Silva 08.12.73 Zona 4 SC Espinho
Alexandre Ferreira 13.11.91 Zona 4 Diatec Trentino (ITA)
Team Manager: António Sá (Coreia do Sul)
Team Manager: Nuno Nunes (Holanda)
Treinador Principal: Hugo Silva
Treinador Adjunto: Carlos Prata
Scouter: Ricardo Teixeira
Médico: Ricardo Aido (Coreia do Sul)
Médico: Carlos Magalhães (Holanda)
Fisioterapeuta: Nélson Leitão

* À data da primeira convocatória

25.ª Liga Mundial

Na Poule E, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos defrontou a República Checa (3-1 e 0-3) no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, onde irá enfrentar a Coreia do Sul nos dias 5 e 6 de Julho, e vai medir forças com a Holanda no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, nos dias 21 e 22 de Junho.
Portugal jogará ainda em Almere, na Holanda (7 e 8 de Junho), Ulsan, na Coreia (14 e 15 de Junho) e Opava, na República Checa (27 e 28 de Junho).

As cidades de Florença (Itália), Sydney (Austrália) e Bursa (Turquia) vão acolher as fases finais das Poules A e B, das Poules C, D e E e das Poules F e G, respectivamente, na Liga Mundial 2014.
Florença será a quarta cidade italiana a receber uma fase final da Liga Mundial, depois de Roma (2004), Milão (1998, 1994 e 1991) e Génova (1992).

Poules [Ver Calendário]

GRUPO 1
A
: Brasil, Itália, Polónia e Irão
B
: Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia
GRUPO 2
C
: Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia
D
: Argentina, Alemanha, França e Japão
E
: Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa
GRUPO 3
F
: Tunísia, Turquia, Cuba e México
G
: Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha

Jogos da Poule E [Ver Calendário]

31 de Maio e 1 de Junho
Portugal x Rep. Checa: 31 de Maio (3-1) e 1 de Junho (0-3), Póvoa de Varzim
Holanda x Coreia, 31 de Maio (3-0) e 1 de Junho (1-3), Eindhoven

5 a 8 de Junho
Holanda x Portugal, dias 7 e 8 de Junho, Almere
Rep. Checa x Coreia, dias 5 e 6 de Junho, Ceske Budejovice

13 a 15 de Junho
Coreia x Portugal, dias 14 e 15 de Junho, Ulsan
Rep. Checa x Holanda, dias 13 e 14 de Junho, Chomutov

21 e 22 de Junho
Coreia x Rep. Checa, dias 21 e 22 de Junho, Suwon
Portugal x Holanda: dias 21 (15h00) e 22 de Junho (15h00), Matosinhos

27 a 29 de Junho
Coreia x Holanda, dias 28 e 29 de Junho, Gwangiu
Rep. Checa x Portugal, dias 27 e 28 de Junho, Opava

5 e 6 de Julho
Holanda x Rep. Checa, dias 5 e 6 de Junho, Roterdão
Portugal x Coreia: dias 5 (19h00) e 6 de Julho (17h00), Póvoa de Varzim

11 a 13 Julho
Final Four (Grupos C, D e E), em Sydney (Austrália)

16 a 20 Julho
Final Six (Final da Liga Mundial), em Florença (Itália)

O alargamento de 18 para 28 países participantes, distribuídos por três grupos e sete poules, é a grande novidade desta edição da Liga Mundial.
Os dois primeiros classificados da Poule A (Brasil, Itália, Polónia e Irão) e da Poule B (Rússia, campeã em título, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia) apuram-se para a Fase Final (Final Six), que será disputada por seis selecções, em Florença (Itália).
Os primeiros classificados das Poules C (Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia), D (Argentina, Alemanha, França e Japão) e E (Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa), juntamente com a Austrália (organizador), apuram-se para uma Final Four intermédia, a disputar em Sydney, que qualifica o vencedor para a Fase Final. [Ver Qualificação]

Árbitros portugueses

Avelino Azevedo arbitrará os jogos da Poule H do Grand Prix, de 15 a 17 de Agosto, em Kaliningrado, na Rússia, entre a Turquia, a Alemanha, a Rússia e a Itália.

Mais informações: www.cev.lu / www.fivb.org / www.fpvoleibol.pt/WL2014 / http://www.volleybal.tv

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS