08-ABRIL-2014
EUROPEU 2014: MAIA REFORÇA AMBIÇÕES
DOS JUNIORES PORTUGUESES
 


A Selecção Nacional de Juniores Masculinos vai disputar, de 25 a 27 de Abril, na Maia, Cidade Europeia do Desporto, a Poule E da 2.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, uma competição organizada no pavilhão do Castêlo da Maia GC pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e pela Câmara Municipal da Maia (CMM), com a colaboração do Castêlo da Maia GC.

O Presidente da CMM, António Bragança Fernandes, salienta o impacto que a competição internacional terá na região, sobretudo na Maia, escolhida para ser a Cidade Europeia do Desporto em 2014:
"No âmbito da Maia Cidade Europeia do Desporto, vamos organizar mais de meio milhar de eventos e vão passar pela Maia mais de 200 mil pessoas e o Voleibol ajudará também a atrai-las e a cativá-las para a prática desportiva.
Temos 13 mil pessoas por dia a praticarem desporto, dos quais 4 mil são crianças, muitas das quais são atletas do Gueifães e do Castêlo e acho que esta poule europeia será muito boa para as equipas maiatas. Temos muitos atletas maiatos e equipas na I Divisão.
Relativamente à Selecção Nacional de Juniores Masculinos, esta competição vai ser vivida intensamente na Maia, pois temos cinco jogadores nesta lista de convocados, quatro do Castêlo da Maia GC, um dos quais capitão da selecção, e um do GDC Gueifães.
Queria agradecer publicamente à Federação Portuguesa de Voleibol por ter acedido ao nosso convite para realizar aqui a Poule de Qualificação para o Campeonato da Europa, desejar felicidades à equipa portuguesa e dizer que terão sempre os nossos pavilhões para disputarem os seus compromissos internacionais".

Por seu turno, o Presidente da FPV, Vicente Araújo, destaca:
"Acreditamos que a Poule de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, juniores masculinos, que agora organizamos na Cidade Europeia do Desporto, com o apoio da Câmara Municipal da Maia e com a colaboração do Castêlo da Maia GC, constituirá um bom momento de afirmação do Voleibol e dinamizará ainda mais a modalidade na região.
Em três dias serão disputados seis jogos de alto nível, protagonizados por alguns dos mais promissores atletas do Voleibol europeu, que o mesmo é dizer mundial, e que agora estarão ao alcance de um público apreciador e conhecedor de Voleibol.
O interesse demonstrado pelos portugueses aquando da realização de outras manifestações da modalidade deixa antever uma boa casa nos jogos que a Selecção Nacional disputará nos dias 24 a 27 de Abril, no Pavilhão do Castêlo da Maia GC, a quem agradecemos, assim como à Câmara Municipal, pelo apoio que nos dispensaram.
Alguns dos jogadores que disputarão esta poule de juniores integrarão o projecto olímpico da FPV para 2020 e 2024".

O Treinador Principal, António Guerra, acredita que se a equipa jogar no seu limite, poderá dar alegrias aos portugueses:
"O nosso grupo é forte, mas na Europa não haverá nunca grupos fáceis, porque o continente europeu investe cada vez mais na qualidade do trabalho que é feito.
Nós também temos uma equipa equilibrada, que começa já a ter alguma maturidade competitiva. Temos a ambição de podermos conseguir o apuramento, mas isto se conseguirmos jogar de uma maneira estável e sempre a arriscar no máximo.
Não vamos deixar de ter essa ambição, pois acho que é legítima, principalmente depois do torneio que fizemos em Guadalajara [Dezembro de 2013], onde nos batemos de igual para igual com a Polónia, que é a vice-campeã europeia e terceira no ranking mundial, e registámos dois resultados de 3-2 com a Holanda, que é uma das melhores equipas mundiais.
Agora, quando se joga a arriscar, é muito difícil ter estabilidade, e nestas provas o mais importante é conseguir ser estável. Não é jogar muito bem hoje e muito mal amanhã, é conseguir jogar sempre bem.
Se conseguirmos jogar a arriscar muito, no máximo das nossas capacidades, e formos estáveis, é legítimo ambicionar os lugares cimeiros.
Jogar na Maia é fantástico, é uma mais-valia. É a Cidade Europeia do Desporto, o que dá logo outra projecção à Selecção e até à própria modalidade.
E como é uma cidade que tem cultura voleibolística, nós sentimo-nos confortáveis, sentimo-nos integrados, bem recebidos e sabemos que a equipa vai ter um apoio extraordinário do público e principalmente de um público conhecedor da modalidade.
Acredito que vamos ter a casa cheia no apoio à Selecção Nacional, que tem criado um bom ambiente à sua volta; há um interesse muito grande acerca desta selecção e isso vai atrair ainda mais público.
Esta equipa joga já um Voleibol interessante e de certeza que não vai defraudar as expectativas".

Bernardo Martins é o Capitão da Selecção Nacional e jogador do Castêlo da Maia GC:
"Considero que é muito importante os nossos jogos de qualificação serem disputados aqui na Maia, porque há muitos atletas na Selecção Nacional que são daqui da região, e creio que esse factor poderá atrair ainda mais público para os nossos jogos.
Para além disso, para nós, jogadores, isso irá reforçar o nosso ânimo e a nossa vontade de darmos o nosso melhor.
Quanto a mim, sinto orgulho no facto de a poule ser disputada na Maia e, sobretudo, no pavilhão do Castêlo da Maia, onde treino há 15 anos".

A Selecção Nacional de Juniores Masculinos encontra-se a treinar na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto, no âmbito da preparação da Poule E da 2.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa.

O Seleccionador Nacional, António Guerra, procedeu a uma convocatória, com vista a um estágio programado para os dias 7 a 16 de Abril.
A este seguir-se-ão um segundo e um terceiro estágios, agendados respectivamente para 17 a 19 de Abril e 21 a 24 de Abril, que incluirão alguns jogos amigáveis e decorrerão igualmente nas instalações desportivas da Escola Secundária Carolina Michaelis.

Lista de jogadores convocados

Masculinos

Nome

DN

Clube

João Oliveira

31.07.95

SL Benfica

Francisco Pombeiro

14.06.96

SL Benfica

Filip Cveticanin

19.06.96

Castelo da Maia GC

Bernardo Martins

03.02.95

Castelo da Maia GC

José Neves

15.08.96

Castelo da Maia GC

José Brito

14.02.95

Castelo da Maia GC

Dinis Alves

15.05.96

AA S. Mamede

Francisco Brito

01.11.97

AA S. Mamede

Vasco Pereira

22.07.96

AA S. Mamede

Frederico Santos 16.09.97 AA S. Mamede

João Ribeiro

01.03.95

GC Vilacondense

Filipe Sousa

25.01.95

GC Vilacondense

Jorge Graça

05.07.95

GC Vilacondense

Bernardo Matos 21.05.97 SC Espinho
Lourenço Martins 30.04.97 Leixões SC
André Rosa 26.01.97 CS Marítimo
Bruno Cunha 18.08.97 VC Viana
Luís Pinto 14.03.96 GDC Gueifães

Treinador: António Guerra

 

Fisioterapeuta: Diogo Barata

A Poule E da 2.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores Masculinos será organizada na cidade da Maia nos dias 25, 26 e 27 de Abril, pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), com a colaboração da Câmara Municipal da Maia e o apoio do Castelo da Maia Ginásio Clube.

O Pavilhão do Castelo da Maia GC será o palco desta competição que coloca frente a frente, nos dias 25 a 27 de Abril, as selecções de Sub-20 de Portugal, Bélgica, França e Suécia.

A selecção orientada por António Guerra começa por defrontar a Suécia (dia 25, às 19h30), seguindo-se a França (dia 26, às 17h30) e a Bélgica (dia 27, às 17h30).

2.ª Ronda - Poule E

Maia – 25 a 27 de Abril de 2014
Dia Hora Jogo Árbitros
25-Abr 17h00 França x Bélgica O. Satanassi (Itália)
L. Globacnik (Eslovénia)
S. Stanisic (Suíça)
M. Till (Alemanha)
25-Abr 19h30 Portugal x Suécia
26-Abr 15h00 Bélgica x Suécia
26-Abr 17h30 França x Portugal
27-Abr 15h00 Suécia x França
27-Abr 17h30 Bélgica x Portugal
 

2.ª Ronda de Qualificação

Poule A [Estónia] – Letónia, Estónia, Rússia e Israel
Poule B [Itália] – Áustria, Polónia, Itália e Ucrânia
Poule C [Roménia] – Dinamarca, Espanha, Roménia e Noruega
Poule D [Hungria] – Sérvia, Hungria, Finlândia e Eslovénia
Poule E [Portugal] – Bélgica, Portugal, França e Suécia
Poule F [Bulgária] – Grécia, Bulgária, Holanda e Inglaterra
Poule G [Turquia] – Croácia, Alemanha, Montenegro e Turquia

O 1.º classificado de cada uma das poules da 2.ª ronda passa directamente à Fase Final, os segundos classificados e o melhor 3.º classificado de todas as poules apuram-se para a 3.ª Ronda.
Os vencedores das sete poules de qualificação apuram-se para a fase final, que será disputada em Brno (República Checa) e Nitra (Eslováquia).

Mais informações: www.cev.lu

 
PARTILHA ESTE ARTIGO NAS REDES SOCIAIS