30-JULHO-2013
HUGO SILVA É O NOVO
SELECCIONADOR NACIONAL
 

Hugo Silva vai assumir as funções de Treinador Principal da Selecção Nacional de Seniores Masculinos. [Ver currículo]

O ex-Treinador Adjunto da Selecção Nacional e ex-Treinador Principal da equipa de seniores masculinos do SC Espinho aceitou agora o convite da Federação Portuguesa de Voleibol por considerar que estão reunidas as condições para a realização de um trabalho concreto.

“Este convite não surgiu agora, é um convite que já se estende desde há dois anos. Durante esse período de tempo considerei sempre que não era o momento certo para aceitar.
Este ano, outras condições se levantam e senti que havia a oportunidade de ajudar a Selecção que represento com muito orgulho.
Consciente de que os critérios da escolha do seleccionador por parte do Presidente da FPV são critérios de muita exigência, o facto de ter recaído sobre mim a escolha enche-me de orgulho, como é óbvio.
Simultaneamente, é uma responsabilidade muito grande, pois estamos a falar do patamar mais elevado daquilo que é a carreira de um treinador, daí que a minha decisão tenha sido muito bem ponderada.
O facto de o Prof. António Rodrigues ter sido o último treinador português a orientar a Selecção Nacional, já lá vão 13 anos, deixa-me a responsabilidade acrescida de deixar uma boa imagem do treinador português, que, na minha opinião, é um treinador com muita qualidade”.

O objectivo mais próximo do novo Seleccionador Nacional prende-se com a manutenção na Liga Mundial, que irá passar pelo Playoff de Qualificação, em finais de Agosto.
“O momento não é o melhor, mas é um desafio enorme. Penso que falhámos o mais fácil na fase de grupos da Liga Mundial de 2013 e agora a tarefa acaba por ser um pouco mais complicada, uma vez que se trata da decisão de um ou dois jogos, no máximo.
É difícil, o tempo de preparação também não é o ideal, pois os jogadores têm direito às suas férias, mas estou convencido que esta Selecção Nacional tem condições para se manter na Liga Mundial”.

A equipa técnica da Selecção Nacional será constituída por Hugo Silva e António Guerra.

Seleccionadores nacionais desde 2000:
1998 / 2001 – António Rodrigues (Portugal)
2001 / 2004 – Juan Diaz (Cuba)
2005 – Orlando Samuels (Cuba)
2006 – Francisco dos Santos (Brasil)
2007 / 2009 – Jorge Schmidt (Brasil)
2010 / 2011 – Juan Diaz (Cuba)
2012 / 2013 – Flavio Gulinelli (Itália)

Mais informações: www.fpvoleibol.pt