13-JULHO-2013
PORTUGAL ASSEGURA 9.º LUGAR
NO MUNDIAL DE SUB-19

Duas duplas de masculinos asseguraram já, pelo menos, o 9.º lugar no Campeonato do Mundo de Sub-19, em Voleibol de Praia, a decorrer até domingo na praia do Edifício Transparente.
Apesar de contabilizar ainda mais três 17.º lugares na classificação final, a Selecção Nacional quer ir mais além e ambiciona marcos históricos num Mundial.
Para já, em termos globais, esta está a ser a melhor participação portuguesa num Campeonato do Mundo deste escalão.

Bernardo Martins e Francisco Pombeiro (na foto) surpreenderam tudo e todos. Não tanto pela vitória, mas sobretudo pelos números (21-8 e 21-13), que exprimem bem a superioridade patenteada pelos portugueses ao logo de todo o jogo.
"Acordámos muito motivados e determinados a lutar pela vitória, embora não fossemos favoritos.
Neste jogo foi evidente a nossa evolução como dupla, apesar de só jogarmos juntos há duas semanas.
Creio que todas as equipas portuguesas devem jogar na raça e festejar todos os pontos como se fossem os últimos.
Continuamos a não ser favoritos, e sabemos que o jogo com os polacos ainda será mais difícil, mas vamos lutar até ao fim", prometem. [Ver Vídeo]

Agora, vão defrontar, pelas 15h00, a os polacos Lysikowski e Wierzbicki. Se perderem, ficarão no 9.º lugar; se vencerem, assegurarão desde logo o 5.º lugar e a permanência na prova. [Ver Competição]

José Tomás Silva e Diogo Maia não deram hipóteses à dupla canadiana Scheerhoom / Coleman, vencendo por 2-0 (21-19 e 21-15).
"Se foi o jogo perfeito, não sabemos, mas sabemos que estivemos ao nosso nível, conseguimos concretizar aquilo que idealizámos e representámos bem a nossa Selecção.
Acreditámos sempre que poderíamos vencer e fizemos tudo o que a nossa equipa técnica nos tinha indicado.
Sentimo-nos muito apoiados e gostaríamos de agradecer a todos os familiares, amigos, equipa técnica e colegas da Selecção Nacional e ao público em geral toda a força que nos têm dado.
A dupla Reichert / Wickler é muito superior à nossa, mas provámos hoje que nada é impossível, já que a dupla canadiana era claramente favorita". [Ver Vídeo]

Os portugueses defrontam hoje (16h00) os alemães Reichert e Wickler. Quem perder ficará no 9.º lugar final, quem vencer assegura o 5.º lugar e a permanência na prova.

Três duplas no 17.º lugar

Foram três as duplas (duas de femininos e uma de masculinos) que se classificaram no 17.º lugar.

O jogo entre Vanessa / Gabriela e Brinke e Alise, da Letónia, foi o mais dramático e aquele que mais tristeza provocou entre as hostes lusitanas.
Vanessa Paquete e Gabriela Coelho fizeram hoje o seu melhor jogo deste Mundial, mas a exibição não conseguiu ser selada com o triunfo, embora as portuguesas tivessem tido boas oportunidades para o carimbarem.
Vanessa e Gabriela entraram bem no 1.º set, assumindo a liderança do marcador (16-12), mas não aguentaram o «pressing» final das letãs, que, aos 19-19, somaram rapidamente os dois pontos que lhes deram a vitória por 21-19.
No segundo parcial, as duplas voltaram a estar igualadas a 19 pontos, mas as jogadoras lusas não conseguiram fechar o set, com a sua inexperiência a ser fatal nos momentos decisivos, e a Letónia conseguir o triunfo, suado, por 25-23.
"Estivemos muito perto, mas nas alturas cruciais não conseguimos fechar os sets. Perdemos nos pormenores.
Nunca tínhamos jogado como dupla e tivemos três semanas de treinos; precisávamos de mais trabalho.
Crescemos ao longo dos jogos, depois de não termos começado bem a competição, e creio que essa evolução foi hoje notória", salientou Gabi Coelho. [Ver Vídeo]

Igualmente no 17.º lugar ficou a dupla Inês Pereira / Maria Tinoco. ao perder (0-2: 16-21 e 11-21) com a dupla germânica Eckelmann / Glenzke.
"Não era uma missão impossível. Era muito difícil, mas não impossível. Com mais trabalho, mais tempo de treino, pensamos que poderíamos ter lutado pelo triunfo.
Penso que evoluímos como dupla e gostaríamos que as pessoas vissem a nossa participação como positiva, pois passámos a fase de grupos e sem dúvida que não fomos mais longe por falta de experiência e de rotina de jogo juntas.
A vontade de vencer é comum a todas as duplas portuguesas está lá, falta apenas criar rotinas de jogo e trabalhar quase todo o ano, como a maioria das equipas que participam neste mundial". [Ver Vídeo]

Jorge Graça e Artur Resende mediram forças com os austríacos Moser e Aberger... e não ficaram convencidos, apesar da derrota (0-2: 19-21 e 19-21).
"Foi pena. Queríamos muito passar e mostrar que também somos fortes e conseguir mais resultados positivos para Portugal.
Não foi possível, infelizmente, porque eles eram mais experientes e nós também falhámos nos momentos cruciais.
O balanço que fazemos é positivo, porque viemos do «Qualifying» e passámos a fase de grupos, o que foi muito bom.
Gostaríamos de dar os parabéns a todas as duplas portuguesas pela forma como se têm batido", salientaram. [Ver Vídeo]

A equipa técnica das duplas portuguesas é constituída por Francisco Fidalgo, João Pedro Vieira e Ricardo Rocha. [Ver vídeo]

Os jogos, que se realizam no campo principal, poderão ser seguidos em directo em http://indoor.pt/indoorpt-tv

Mais informações: www.fivb.org / www.facebook.com/fpvoleibol / www.fivb.org/EN/BeachVolleyball/Competitions/U19/2013