08-JULHO-2013
AS DUPLAS PORTUGUESAS
DO MUNDIAL DE SUB-19

Estão já definidas as duplas que vão representar o nosso país nos Campeonatos do Mundo de Sub-19, em Voleibol de Praia, que decorrerão de 10 a 14 de Julho na praia do Edifício Transparente. [Ver Mundial Sub-19]

Em masculinos, Portugal participará com José Tomás Silva / Diogo Maia e Bernardo Martins / Francisco Pombeiro, que disputarão o Quadro Principal (Main Draw), enquanto Jorge Graça / Artur Resende e Bernardo Cabral e Silva / Dinis Leão jogarão na Fase de Qualificação (Qualification).

Diogo Maia (nasc. 6.12.1995), que participou já em várias competições internacionais (duas edições dos CPLP, o Europeu de Sub-18, na Lituânia, e o Campeonato da Europa de Sub-20, na Áustria), divulga os objectivos das duplas lusas:
"Neste Mundial 2013, queremos sobretudo dar uma boa imagem daquilo que somos e do trabalho que temos vindo a desenvolver. Temos de entrar em campo com calma e confiança, sobretudo acreditando que conseguiremos pôr em prática tudo aquilo que trabalhámos no Centro de Treino de Alto Rendimento.
Vão estar aqui as melhores duplas mundiais da categoria. Poder enfrentá-las já é bom, poder ganhar a algumas seria óptimo.
Vai ser óptimo jogar no Porto, pois teremos o apoio do público. Temos a confiança de estar entre amigos e isso é muito importante nestas idades e em competições internacionais tão importantes.
Por isso, esperamos que a adesão do público seja total”.

Em femininos, Vanessa Paquete / Gabriela Coelho e Inês Pereira / Maria Tinoco (Quadro Principal); Maria Leonor Lopes / Sílvia Barny e Ana Afonso Martins / Daniela Silva (Qualificação) são as duplas lusitanas que lutarão por resultados dignos.

Vanessa Paquete (nasc. 31.03.1995) mostra-se realista:
“O nosso primeiro objectivo é dignificar Portugal, obtendo uma boa classificação. Sabemos que os outros países têm vantagem, pois treinam durante todo o ano e nós só temos a possibilidade de o fazer por cerca de dois meses.
Treinámos bem, com treinos bidiários e muito trabalho físico acredito que os resultados acabarão por aparecer.
Participei nos CPLP, em Moçambique (2010). Correu bem, porque ganhámos. Agora espero conseguir jogar ao mesmo nível.
Neste Mundial Sub-19, vamos avaliar a força das nossas adversárias e depois tentaremos encontrar uma estratégia que nos permita lutar por um bom resultado".

A equipa técnica das duplas portuguesas é constituída por Francisco Fidalgo, João Pedro Vieira e Ricardo Rocha. [Ver vídeo]

Em 2010 foi assim

O Campeonato do Mundo de Sub-19 de 2010 foi o primeiro evento internacional de Voleibol de Praia organizado em conjunto pela FPV e a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, e o resultado desta fusão de interesses desportivos e sociais não poderia ter sido mais feliz, pois o Mundial deslumbrou todos quantos estiveram envolvidos, directa ou indirectamente, na competição realizada na praia situada junto ao Edifício Transparente, na Cidade Invicta.

Em termos de resultados desportivos, a dupla polaca Piotr Kantor/Bartosz Losiak acrescentou o título de campeã mundial de Sub-19 aos troféus de campeã europeia de Sub-18 (Espinho, 2009) e Sub-20 (Catânia, 2010) ao derrotar, por 2-1 (17/21, 21/19 e 15/11), os russos Maxim Anufriev e Artem Kucherenko.

No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, os alemães Lorenz Schumann e Dominik Stork, que correram sempre por fora na corrida dos favoritos, aproveitaram bem uma certa desmotivação dos seus adversários e acabaram por derrotar, algo surpreendentemente, os canadianos Nick Del Bianco e Garret May por 2-0 (21/10 e 21/19).

Em femininos, a dupla norte-americana Jane Croson / Summer Ross (Estados Unidos) conquistou a medalha de ouro ao derrotar (2-1: 21/10, 18/21 e 15-7) as russas Ekaterina Karapischenko e Maria Ushkova.

No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, as australianas Taliqua Clancy e Eliza Hynes venceram, facilmente (21/13 e 21/11), as brasileiras Rebecca Cavalcanti e Juliana Simões.

Quanto aos portugueses, Fernando Silva/Sebastião Alves, a última dupla lusa a cair no Campeonato do Mundo de Sub-19, caiu de pé (0-2: 15/21 e 18/21), frente aos norte-americanos Parker Kaimbach e Brandon Fuimaono.
À semelhança dos seus compatriotas, João Lemos e Simão Teixeira classificaram-se no 17.º lugar, ao fecharem a participação no Mundial com um merecido triunfo (2-1: 11/21, 22/20 e 15/13) sobre os franceses Hugo Alimi e Tom Riblet.
Mariana Filipe Alexandre e Joana Neto estiveram perto de conseguir atingir os oitavos-de-final do Quadro Principal. Acabaram por perder essa hipótese ao saírem derrotadas do jogo com a dupla chinesa Changning Zhang/Fan Wang, por 1-2 (24/22, 22/24 e 11/15).
Judite Marques e Ana Rita Magalhães (Poule E) foram afastadas da prova ao perderem com as espanholas Angela Lobato e Paula Soria.
No terceiro e último jogo da Poule F, Marta Hurst e Ana Maria Caseira perderam com as russas Maria Ushkova e Ekaterina Karapischenko.
As três duplas portuguesas de femininos classificaram-se no 19.º lugar final.

Árbitros portugueses em acção

Mais portugueses estarão envolvidos nas competições de Voleibol de Praia, embora com diferentes funções.

Maria Michelle Ferreira foi nomeada para arbitrar nas 27.ªs Universíadas, que estão a decorrer até ao dia 17 de Julho, em Kazan, na Rússia, e que contam com a participação de duas duplas portuguesas – Sebastião Alves / Fernando Silva (masculinos) e Joana Resende / Tânia Vasconcelos (femininos) –, que estão acompanhadas pelo treinador Sérgio Soares.

Mais informações: www.fivb.org / www.facebook.com/fpvoleibol / www.fivb.org/EN/BeachVolleyball/Competitions/U19/2013