18-OUT-2011
COMPETIÇÕES EUROPEIAS
FRIEDRICHSHAFEN NA RÚSSIA SEM JOÃO JOSÉ

Os alemães do VFB Friedrichshafen, clube de João José, vão defrontar amanhã, na Rússia, o Zenit Kazan, em jogo da jornada inaugural da Poule B da Liga dos Campeões.

Contudo, frente aos actuais vice-campeões europeus e grandes favoritos ao primeiro lugar na poule, a equipa germânica não vai poder contar com o contributo do seu capitão, que é também capitão da Selecção Nacional, porque o central português se encontra doente.

Da Poule B fazem ainda parte os belgas do Euphony Asse-Lennik e os romenos do Remat Zalau (Roménia), que se defrontam hoje (20h30 locais), na Bélgica.

Os franceses do Poitiers, de André Lopes, Carlos Teixeira e Nuno Pinheiro, visitam amanhã os checos do Jihostroj Ceske Budejovice, na 1.ª jornada da Poule D.

Quanto às equipas portuguesas que vão participar nas competições europeias de clubes, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, campeã nacional de seniores masculinos, vai disputar o apuramento para os 16 avos-de-final da Challenge Cup com os alemães do Evivo Duren.
A primeira mão da 2.ª ronda da competição está agendada para o dia 13, 14 ou 15 de Dezembro de 2011, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira.
A equipa de arbitragem será formada por Gianni Bartolini (Itália) e Ingeborg Kooter (Holanda).
Os açorianos retribuirão a visita aos germânicos no dia 20, 21 ou 22 de Dezembro de 2011.

Igualmente na 2.ª ronda da Challenge Cup, mas em femininos, o Club Sports Madeira visita, no dia 29, 30 de Novembro ou 1 de Dezembro de 2011, as suíças do Volley Koeniz, equipa treinada pelo brasileiro Luiz Souza, ex-Clube K e CD Ribeirense.
O jogo da segunda mão terá lugar no dia 6, 7 ou 8 de Dezembro de 2011.
A equipa de arbitragem será formada por Gyula Tilmann (Hungria) e Bjorn Willems (Bélgica).

O Clube Desportivo Ribeirense, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, irá defrontar o vencedor do jogo entre o Engelholm VS (Suécia) e Kanti Schaffhausen (Suíça).
As açorianas jogarão primeiro fora, no dia 29, 30 de Novembro ou 1 de Dezembro de 2011. A equipa de arbitragem deste encontro será formada Zdenko Fatrdla (Eslováquia) e Dariusz Jasinski (Polónia).
A segunda mão está agendada para o dia 6, 7 ou 8 de Dezembro de 2011.

Árbitros portugueses presentes nas competições europeias:

António Sobral – Arbitra, em data a definir, o jogo entre o vencedor do DD Apeldoorn (Holanda)-Mladost MK (Croácia) e o vencedor do Lausanne VC (Suíça)-AR Rzeszow (Polónia), na Taça CEV, masculinos.

António Vaz de Castro – Arbitra, no dia 20 de Outubro de 2011, o jogo Tours VB (França)-ACH Volley Ljubljana (Eslovénia), na Liga dos Campeões (Poule F), masculinos.
Arbitra, no dia 6 de Dezembro de 2011, o jogo ASPTT Mulhouse (França)-Fenerbahce Acibadem Istanbul (Turquia), na Liga dos Campeões (Poule B), femininos.

Avelino Azevedo – Arbitra, no dia 26 de Outubro de 2011, o jogo VFB Friedrichshafen (Alemanha)-Euphony Asse-Lennik (Bélgica), na Liga dos Campeões (Poule B), masculinos.
Arbitra, no dia 11 de Janeiro de 2012, o jogo RC Cannes (França)-Eczacibasi Vitra Istanbul (Turquia), na Liga dos Campeões (Poule A), femininos.

Hélio Ormonde – Arbitra, no dia 26 de Outubro de 2011, o jogo Bre Banca Lannutti Cuneo (Itália)-Jihostroj Ceske Budejovice (Polónia), na Liga dos Campeões (Poule D), masculinos.
Arbitra, no dia 18 de Janeiro de 2012, o jogo CAI Teruel (Espanha)-Trentino PlanetWin365 (Itália), na Liga dos Campeões (Poule C), masculinos.

Lídio Ferreira – Arbitra, amanhã, o jogo AS Cannes (França)-Posojilnica AICH/DOB (Áustria), na Taça CEV, masculinos.

Marcelino Tavares – Arbitra, no dia 25 de Outubro de 2011, o jogo Noliko Maaseik (Bélgica)-Arkas Izmir (Turquia), na Liga dos Campeões (Poule A), masculinos.
Arbitra, no dia 15 de Janeiro de 2012, o jogo Scavolini Pesaro (Itália)-Bank BPS Fakro Muszyna (Polónia), na Liga dos Campeões (Poule E), femininos.

Ricardo Ferreira – Arbitra, em data a definir, o jogo Evreux VB (França)-Vencedor do Volley Koeniz (Suíça)-CS Madeira (Portugal), na Challenge Cup, femininos.

Vítor Gonçalves – Arbitra, em data a definir, o jogo Hermes Oostende (Bélgica)-Markopoulo Revoil (Grécia), na Challenge Cup, femininos.

Mais informações: www.cev.lu