7/9/2011  SELECÇÃO NACIONAL

«Juan Diaz divulgou os 12 atletas que disputarão o EuroVolley»

«Começar com um passo de avanço...»

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos treina amanhã de manhã (8h30 / 10h00) no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim pela última vez, viajando depois para a República Checa, onde sábado começará a disputar a Poule B da Fase Final do Campeonato da Europa 2011 - seniores masculinos, a realizar de 10 a 18 de Setembro de 2011, numa organização conjunta da República Checa e da Áustria.

Amanhã, a comitiva portuguesa sai do Porto pelas 13h25 horas, chegando a Lisboa pelas 14h20 (voo TP 1963). A partida da capital lusa está agendada para as 15h50 e a chegada a Praga, capital da República Checa, está prevista para as 20h10 locais (voo TP 532).

Em solo checo, os portugueses rumarão a Karlovy Vary, cidade mundialmente conhecida pelo licor Karlovarská Becherovka, onde defrontarão a equipa nacional do país anfitrião (sábado, pelas 18h00 locais).
Os restantes jogos na Poule C – domingo, com a Rússia, e segunda-feira, com a Estónia – serão disputados à mesma hora, pelas 15h00 locais (14h00 em Portugal), e serão transmitidos em directo na Sport TV.

Se ficar em primeiro na Poule B, Portugal apurar-se-á directamente para os quartos-de-final. Se for 2.º ou 3.º classificado, terá de disputar um play-off de apuramento para os quartos-de-final.

A arbitragem da Poule B estará a cargo de Nicholas Heckford (Inglaterra), Dejan Jovanovic (Sérvia), Boris Skudnik (Eslovénia) e Luca Sobrero (Itália).
O árbitro português Marcelino Tavares fará parte da equipa de arbitragem escolhida para a Poule C, sediada na cidade austríaca de Innsbruck.

Juan Diaz, Seleccionador Nacional, divulgou hoje a lista dos 12 jogadores que disputarão o EuroVolley e definiu o principal objectivo a alcançar pelos seus pupilos:
"Queremos passar à próxima fase da competição. Temos uma poule complicada, e por isso vamos ter de jogar ao nosso melhor nível, mas também foi para isso que nos preparamos e creio que todo o grupo está mentalizado para atingir a próxima fase, seja como primeiro, segundo ou terceiro classificado. Depois veremos até onde poderemos chegar...".

"O primeiro jogo vai ser difícil tanto para nós como para a República Checa, que joga em casa e quererá começar a competição com uma vitória. Para nós, acaba por ser melhor defrontá-los no jogo inaugural, pois creio que teremos mais hipóteses de surpreender e vencer os checos neste primeiro jogo do que se os defrontássemos no segundo ou no terceiro dia de competição.
A determinação e a estabilidade emocional que conseguirmos apresentar neste primeiro jogo serão decisivas quanto ao resultado que conseguiremos obter", reconhece, concluindo:
"Não é um jogo decisivo, pois tudo se poderá modificar nos dois jogos restantes. Contudo, começar com uma vitória é importante; é como começar com um passo de avanço.
Creio que o nível entre as equipas é muito semelhante, excepção feita à Rússia, e teremos de jogar muito bem, demonstrar o nosso valor dentro do campo e confirmar o que valemos, o espírito de luta e a combatividade que caracterizam a nossa equipa e assim alcançar a vitória.
Defender bem, lutar sem nunca nos darmos por vencidos e manter a alegria dentro de campo são aspectos que devemos evidenciar no nosso jogo.
A Rússia é a grande favorita e deverá discutir o título com a Itália, França, Alemanha, Polónia ou Bulgária. Há muitas selecções que têm nível e qualidade para chegar à final. Até se pode dar o caso de quem não é favorito conseguir ganhar a competição, tudo dependerá da forma como as equipas conseguirem jogar".

A Poule A (Sérvia, Eslovénia, Áustria e Turquia) e a Poule C (Itália, França, Finlândia e Bélgica) serão realizadas na Áustria, respectivamente nas cidades de Viena e de Innsbruck.

A Poule B (República Checa, Rússia, PORTUGAL e Estónia) e a Poule D (Polónia, Bulgária, Eslováquia e Alemanha) serão disputadas nas cidades checas de Karlovy Vary e Praga, respectivamente.

Esta é a quarta presença da Selecção Nacional em edições do Europeu, a segunda por qualificação directa e a segunda sob o comando técnico de Juan Diaz.

 

Atletas convocados

Nome

Data de Nascimento

Carlos Teixeira 11.03.76
Manuel Silva 28.12.73
João Malveiro 08.12.79
Ivo Casas 21.09.92
Tiago Violas 27.03.89
Carlos Fidalgo 16.05.87
João José 07.06.78
Valdir Sequeira 22.11.81
Flávio Cruz 28.08.82
Rui Santos 24.03.84
Hugo Gaspar 02.09.82
André Lopes 12.09.82
Chefe de Delegação António Sá
Team Manager Nuno Nunes
Treinador Principal Juan Diaz
Treinador Adjunto Hugo Silva
 Treinador Adjunto André Sá
Scouter Ricardo Teixeira
Médico Ricardo Aido
Fisioterapeuta Nélson Leitão

Contactos 

Pavilhão 

 

Hotel

KV Arena
(420) 359 909 115

 

Spa Resort Sanssouci - Blue House
(420) 353 207 112

Mais informações: www.fivb.org / www.cev.lu