10/5/2011  FPV

«Palco do Teatro Ribeiro Conceição reuniu a Família do Voleibol»

«Gala Anual da FPV distingue os melhores»

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) realizou, no último domingo, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, a 14.ª Gala Anual do Voleibol, associada ao 64.º aniversário da FPV e que premiou aqueles que mais se distinguiram ao serviço da modalidade, ao longo da época ou mesmo de toda uma carreira.

Apresentada com cativante simpatia por Inês Gonçalves, jornalista e apresentadora da RTP, a Gala Anual, que reúne a «Família do Voleibol» contou, como é já tradição, com a presença de notáveis de outros sectores: Luís Sardinha, Presidente do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), João Matos, em representação do Comité Olímpico de Portugal, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, e antiga campeã olímpica Rosa Mota, entre outros, bem como representantes de várias autarquias, federações nacionais e clubes.

Esta foi uma Gala diferente, que mostrou como desporto e cultura se interligam e complementam, como puderam testemunhar in loco os cerca de 250 convidados.

E o modo como a Gala 2009/2010 abriu foi testemunho disso mesmo. A coreografia apresentada pelas jovens bailarinas da Escola de Ballet de Lamego foi o prelúdio ideal de uma tarde passada em «família».

Ao longo da cerimónia, a animação cultural, diversificada, contou ainda com as actuações de grupos de diferentes estilos musicais e mesmo de escalões etários, desde os jovens da banda «DIXI» e da Tuna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego ao Grupo de Concertinas de Lamego e Grupo Coral da Universidade Sénior.

As boas-vindas foram dadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Lamego, que manifestou a sua “especial satisfação e honra” pelo facto de a cidade duriense ter acolhido a Gala, tendo agradecido a escolha à FPV e ao seu director Amílcar Saavedra, grande mentor da 14.ª edição da Gala. [Ver Discurso]

E quem disse que o Voleibol não pode ser visto como poesia em movimento?
Siza Vieira, o arquitecto português mais premiado, criou um «hino» ao Voleibol. [Ver texto de Siza Vieira]
O texto foi lido por Arnaldo Silva, poeta e antigo jogador de Voleibol, que também declamou um poema da sua autoria: “Ser Jogador”.

A entrega dos prémios iniciou-se logo após o discurso do Presidente da FPV, Vicente Araújo.

Os primeiros a serem distinguidos com o troféu de campeões foram os escalões de formação. [Ver Campeões Nacionais].

Grande entusiasta da modalidade, David Oliveira, professor da Escola Evaristo Nogueira, de S. Romão, Seia, recebeu o Prémio «Mérito Gira». [Ver Mérito Gira]

A 14.ª edição da Gala apresentou algumas novidades, caso da distinção da dupla Joana Neto/Mariana Filipe, vice-campeãs europeias Sub-18 de Voleibol de Praia, e a atribuição de novos prémios: Árbitro do Ano (Arnaldo Rocha), Árbitro Revelação (Ricardo Ferreira), Treinador do Ano (Francisco Fidalgo), Treinadora do Ano (Graziela Palmeira), Melhor Atleta do Ano (Flávio Cruz) e Melhor Atleta do Ano (Tâmara Hoffmann). [Ver Premiados]

A atribuição do Prémio Osório é o momento alto da Gala FPV.
Os troféus foram entregues pelo Presidente da FPV e pelo Presidente do IDP, em representação do Secretário de Estado do Desporto…
As Vereadoras Margarida Duarte, do Pelouro do Desporto, e Marina Valle, do Pelouro da Cultura, entregaram uma lembrança aos homenageados, em nome da Câmara Municipal de Lamego.

E os chamados Óscares do Voleibol foram para:
João Teotónio Nora de Magalhães – Foi, sucessivamente, jogador, árbitro nacional, árbitro internacional e treinador, tendo pugnado sempre pela dinamização da modalidade. Presentemente, é o Presidente do Conselho de Arbitragem da FPV.

Aires Pereira, Vereador Câmara Municipal Povoa de Varzim – Determinado e de convicções inabaláveis, é um homem com os olhos postos no futuro e por isso compreendeu a importância estratégica de receber, assiduamente, na Póvoa de Varzim os jogos da Selecção Nacional de Voleibol.

Francisco Lopes, Presidente Câmara Municipal Lamego – O prémio é o reconhecimento pela colaboração e pelo empenho com que Francisco Lopes e a Câmara Municipal de Lamego, a que preside, têm correspondido às iniciativas da Federação Portuguesa de Voleibol, através de todo o apoio logístico e disponibilização de infra-estruturas para os trabalhos das Selecções Nacionais, mas igualmente na organização de competições nacionais e internacionais de Voleibol e de Gira-Volei.

A ligação entre a Federação Portuguesa de Voleibol e as autarquias está firmada em fortes laços de amizade e é cada vez mais visível o interesse das autarquias nas diversas acções promocionais da modalidade, sobretudo no projecto Gira-Volei.
A confirmar este apoio, está o já elevado número de autarquias que integram o Clube das Câmaras Amigas - atingindo o significativo número de 55!
Na 14.ª Gala foram duas as autarquias distinguidas: a Câmara Municipal de Ourém e a Câmara Municipal de Mértola.

O também já tradicional discurso do representante do Estado foi proferido por Luís Sardinha, em representação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.
O Presidente do IDP, um antigo jogador e treinador de Voleibol, agradeceu o convite, que lhe permitiu “revisitar em Lamego alguns antigos colegas e ainda hoje meus amigos, como o Amílcar Saavedra e o Pedro Oliveira, que fazem parte dos corpos sociais da Federação Portuguesa de Voleibol” e enalteceu o enorme desenvolvimento da modalidade, sobretudo nos últimos 10/15 anos, tendo destacado o “trabalho brilhante, no âmbito nacional e internacional da Federação. É natural que todo esse trabalho desenvolvido pela Federação tem de ver atribuído o reconhecimento aos corpos sociais, mas permitam-me destacar de uma forma especial a figura do presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, que tem sabido trazer para Portugal a sua experiência internacional”.

Terminando em beleza uma Gala memorável, a Federação Portuguesa de Voleibol entregou uma lembrança de gratidão à Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lamego, Marina Valle, também ela uma antiga jogadora de Voleibol, agradecendo a sua disponibilidade total e simpatia para com a FPV no apoio e coordenação da Gala.

Mais informações, discursos e homenageados em www.fpvoleibol.pt / www.volei.tv