O BEACH VOLLEYBALL SUMMER FESTIVAL ESTÁ DE VOLTA ESTE ANO, JÁ NESTE FIM-DE-SEMANA!
ENTRETANTO EM 2015 FOI ASSIM...
28-09-2015

Mais oportunidades de jogar, mais competições e competitividade, mais convívio e confraternização são alguns dos desejos mais prementes manifestados pelos jovens atletas presentes no Portimão Beach Volley Youth Summer Festival - LET THEM PLAY, que, com o seu divertimento, deram ainda mais cor e vida à Praia da Rocha, em Portimão, no último fim-de-semana.

No final deste verdadeiro Festival da Juventude, participado com assinalável perícia por mais de uma centena de verdadeiros entusiastas da modalidade, as opiniões convergiam para um ponto fulcral: a importância de realizar eventos desta natureza, de divulgação e desenvolvimento do Voleibol de Praia, inculcando o gosto nos mais jovens, no seguimento das directrizes e dos objectivos que norteiam este projecto de colaboração da Confederação Europeia de Voleibol (CEV) com as federações do Velho Continente.

Uma visão que, em Portugal, é partilhada mesmo ao mais alto nível institucional, como referiu Luís Romão, representante do governamental Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que assistiu, in loco, a esta festa do Voleibol:
“O IPDJ trabalha com estes dois mundos, com o Desporto e com a Juventude, e um festival deste género tem tudo a ver com a nossa filosofia e a nossa forma de trabalhar. Neste caso, estamos a falar de uma modalidade que tem todas as características de poder vir a ser uma modalidade impactante aqui no Algarve.
O Voleibol de Praia tem um potencial muito grande no Algarve devido às características que lhe são peculiares. Aqui, o Verão mantém-se mais tempo e nós só damos os últimos mergulhos em Novembro; a praia, o clima muito bom durante a maior parte do ano asseguram que, efectivamente, esta é uma modalidade que tem tudo para crescer.
Para que isso aconteça, temos de trabalhar todos em parceria: um desporto bem construído e envolvente da juventude tem de passar de passar pelas autarquias, pelas escolas, pelo IPDJ, pelos clubes, todo um conjunto de entidades que têm de dar as mãos e fazer um trabalho de equipa, até porque nós, no Algarve, temos de defender a nossa identidade e potenciar aquilo que de melhor temos na região”.

António Espírito Santo, Presidente da Associação de Voleibol do Alentejo e do Algarve (AVAL), e um dos mentores da organização do Portimão Beach Volley Youth Summer Festival - LET THEM PLAY, revelou o impacto que um evento deste cariz poderá ter no desporto da região:
“Todos os eventos funcionam como impulsos e o Festival, pela sua grandeza, mais ainda e é de facto muito importante termos conseguido trazê-lo para o Algarve, pois, na acção da AVAL, tem sido necessário implementar uma política de proximidade, um contacto pessoa a pessoa, muitas reuniões, com escolas e câmaras, a realização de muito eventos e de muitas provas e de muita competição, dado que quanto mais competição existir, mais apelativo se torna o Voleibol porque começa a ter visibilidade, e nós temos, tanto no Alentejo como no Algarve, as melhores praias, pelo que faz todo o sentido existir tudo aquilo que seja em prol da modalidade.
Temos tido alguns apoios a nível institucional [autarquias e IPDJ] na questão de organizar provas e levar às pessoas, sobretudo às camadas mais jovens, o desporto que se quer que seja o desporto-rei: o Voleibol.
No seguimento do desafio lançado pela FPV, temos quatro centros de Gira-Praia no Algarve com o objectivo de promover e de dinamizar o Gira-Praia e o Voleibol de Praia nas camadas mais jovens e são pontos estratégicos pelo que achamos que muito rapidamente vamos ver frutos do trabalho que está a ser implementado no terreno.
Gostava muito de ter o Voleibol de Praia implementado no Alentejo e no Algarve, ter centros de Gira-Praia no Alentejo e continuar a promover o Voleibol a Sul. A Associação de Voleibol do Alentejo e do Algarve, a nível de território, cobre metade do País e estamos constantemente a lutar para que as grandes provas nacionais e internacionais comecem a descer e acabem por ter condições para vir para o Alentejo e para o Algarve".

E quem melhor do que os protagonistas do Portimão Beach Volley Youth Summer Festival - LET THEM PLAY para trocar por miúdos a verdadeira sensação de participar, de corpo e alma, numa competição que vai além, muito mais além do mero aspecto competitivo, reunindo experiências e culturas diferentes sob um guarda-chuva que se chama Voleibol?

Ainda miúdos na idade mas já bem crescidinhos na forma de encarar o Voleibol, os atletas do clube Amigos do Voleibol de Portimão, Beatriz Guerreiro, Guilherme Figueiredo e Mafalda Costa, dão o mote:
“O Festival é excelente para conviver, fazer novas amizades e, sobretudo, chamar e cativar mais miúdos para a prática do Voleibol de Praia. Para nós, que somos de Portimão, foi muito bom recebermos atletas de outras regiões e podermos medir forças com eles, pois queremos mais competição, pois só assim poderemos desenvolver a nossa forma de jogar. O facto de treinarmos num Centro de Gira-Praia também é muito importante e permitiu-nos atingir as finais do Campeonato Nacional de Gira-Praia disputadas este ano em Macedo de Cavaleiros".

Assim, estes três Amigos do Voleibol e mais de uma centena de jovens aceitaram o desafio e, como o regresso às aulas ainda estava bem fresco, agarraram com unhas e dentes esta oportunidade de usufruírem de mais um momento lúdico que faz lembrar as férias ao proporcionar-lhes, durante quase todo o dia (10h00 às 17h00), a oportunidade de fazerem aquilo que mais gostam: jogar Voleibol.

A escolha de Portimão para a realização do CEV Youth Summer Festival não é inocente e insere-se no trabalho de desenvolvimento do Voleibol de Praia projectado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

Com a tradição no Voleibol e Voleibol de Praia fortemente enraizada nas localidades a Norte do Rio Tejo, os primeiros passos de conquista da zona Sul foram dados com a criação de quatro centros de Gira-Praia em pontos estratégicos da zona algarvia, mais concretamente em Albufeira, Faro, São Francisco Xavier e, também, Portimão, onde já existia um clube – Amigos do Voleibol de Portimão – que celebra, há mais de uma dezena de anos, em torneio o sucesso de um dos seus mais notáveis conterrâneos no que ao desporto diz respeito: João José, o eterno capitão da Selecção Nacional, pese embora o adeus à camisola das quinas ter sido oficializado na época passada, durante a Liga Mundial.

E quem sabe se não sairão destes viveiros de Voleibol de Praia atletas que reforçarão, a curto e longo prazo, o crescente poderio dos representantes europeus no Voleibol de Praia mundial?

Para já, «Let them play» e divertirem-se, pois, certamente, serão eles que reinarão no Voleibol nos anos vindouros!

 





 

 


 

 

Federação Portuguesa de Voleibol | Avenida de França, 549|4050-279 Porto-Portugal | T:(+351)228349570 | F:(+351)228325494 | E:fpvoleibol@fpvoleibol.pt